terça-feira, 8 de outubro de 2019

Salteado de Frango e Vegetais

Para aqueles dias de muita pressa, esta é a receita perfeita. Nutritiva, saborosa e que se prepara num instante, o que é que podem pedir mais?
Para quem for vegetariano, pode simplesmente preparar os legumes e servir com um ovo escalfado e arroz branco. Aqui por casa saiu esta versão com frango, da qual ficamos muito fãs. 
Por tudo o que já apontei, não podia deixar de vos trazer esta sugestão, que preparam em 30 minutos! 


Ingredientes:
- 300gr de peito de frango em cubos
- 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
- 1 colher de chá de alho em pó
- sal e pimenta q.b.
- sumo de meio limão
- azeite q.b.
- 1 cabeça de brócolos pequena
- 2 cenouras
- 2 mãos cheias de espinafres
- sementes de sésamo q.b. (opcional)


Preparação:
Numa taça coloque o frango e tempere-o com sal, pimenta, alho em pó, a mostarda e o sumo de limão. Envolva bem e deixe marinar por 10 minutos.

Entretanto aqueça uma frigideira com um fio de azeite e nela cozinhe o frango até estar dourado. A frigideira deve estar bem quente para o frango ganhar cor e não libertar demasiada água.
Quando o frango estiver douradinho, retire para um prato e devolva a frigideira ao lume. 

Acrescente a cenoura cortada em pedacinhos pequeninos e envolva bem no azeite (se necessário, acrescente mais uma colher de sopa de azeite), baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar um pouco. 
Entretanto junte os brócolos e faça o mesmo, envolva bem, tape e deixe cozinhar. Eu gosto de colocar a cenoura uns minutos antes a cozinhar porque os brócolos cozem mais depressa e depois podem ficar demasiado espapaçados e eu não gosto disso.

Por fim, quando verificar que os brócolos estão quase cozidos, acrescente os espinafres e tempere os legumes com um pouco de sal. Aguarde que os espinafres murchem um pouco e junte o frango, envolvendo bem.
Deixe ao lume o tempo suficiente para o frango voltar a aquecer e os legumes ficarem cozinhados no ponto.
Sirva polvilhado com as sementes de sésamo e acompanhado por arroz branco.
Bom apetite.

2 comentários: