quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Bolo de Abóbora e Chocolate

Os dias já estão mais frios, o que me dá aquela vontade de ligar o forno e fazer um bolo. Para além disso, a minha fruteira já mudou bastante e as frutas frescas do verão já deram lugar às maçãs, abóboras, romãs e até frutos secos. Foi exactamente uma bela abóbora manteiga que deu o mote a este bolo. Decidi assá-la para fazer puré e depois usar em várias preparações, mas acabei por fazer um bolo bem aromático, com algumas pepitas de chocolate que o tornaram ainda mais saboroso. 



Ingredientes:
- 4 ovos
- 250gr de puré de abóbora assada (eu apenas a corto a meio, retiro as sementes e coloco a assar a 180ºC, depois retiro toda a polpa e trituro no processador ou passo a varinha mágica até virar um puré, e usei abóbora manteiga)
- 180gr de açúcar mascavado
- 220gr de farinha de trigo
- 2 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela 
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- pepitas de chocolate ou pedaços de chocolate a gosto
- açúcar em pó q.b.


Preparação:
Deve começar por preparar o puré de abóbora, como expliquei mais acima.
Numa taça bata muito bem os ovos com o açúcar. Adicione depois o puré de abóbora e envolva bem.
Peneire a farinha, o fermento, a canela e o gengibre em pó e envolva no preparado.

Unte uma forma ou um tabuleiro daqueles de brownies (eu forrei um tabuleiro de 24*18cm com papel vegetal) e verta a massa, alisando bem a superfície. Salpique com as pepitas de chocolate ou os pedacinhos de chocolate partidos grosseiramente, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante uns 35 minutos, ou até espetar um palito no seu bolo e este sair limpo.
Deixe arrefecer e polvilhe com um pouco de açúcar em pó antes de servir.
Bom apetite.

5 comentários: