segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Arroz de Frango no Forno

Bem, hoje trago-vos um prato que faço algumas vezes e que adoramos - arroz de frango no forno, tipo arroz de pato. É algo que faço simplesmente porque gostamos e aqui no blogue, existem já algumas versões desta receita.
Desta vez tinha carcaças de 9 frangos congeladas (é verdade, 9!). Isto porque, compro os frangos inteiros e em casa separo as pernas, coxas, asas e peito para fazer panados, nuggets, hambúrgueres, almôndegas, enfim... fica mais barato comprar os frangos inteiros e tratar disso em casa, do que comprar já tudo separado, mesmo que encontremos o peito e as pernas de frango em promoção. Quando é assim, eu congelo as carcaças para depois fazer caldos e retirar toda a carne dos ossos, #DesperdícioZero (já vos falei deste assunto AQUI com mais pormenores, vejam). E foi isso que na semana passada fiz. Cozi as carcaças de frango, fiz caldo ao mesmo tempo e depois aproveitei toda a carne para fazer o arroz de frango. No final consegui aproveitar mais de 500gr de frango e fiz arroz para duas vezes (um tabuleiro congelei e depois é só levar ao forno).
Começamos assim a nossa semana, com dicas de poupança, desperdício zero e congelação de comida.
Boa semana para todos.


Ingredientes:
- 500gr de frango cozido e desfiado
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 cenouras já cozidas (cozi-as juntamente com frango, na preparação do caldo)
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- 1 fio de azeite
- 2 medidas de arroz
- 4 medidas de caldo de frango (usei caseiro e podem ver AQUI como preparo)
- 1 chouriço

Preparação:
Retire a pele ao chouriço, metade dele corte em rodelas e reserve, a outra metade corte em cubinhos.
Aqueça um tacho com um fio de azeite e nele cozinhe a cebola picada. Quando esta começar a ficar translucida, acrescente o dente de alho picado, o chouriço em cubinhos e deixe fritar um pouco. 
Adicione o arroz e envolva bem. 
Regue com o caldo, deixe ferver e cozinhe por uns 20/25 minutos em lume brando.

Aproveite e ligue o forno nos 200ºC para aquecer.
Quando faltar uns 5 minutos para o arroz estar pronto (ou quando vir que está a ficar sem caldo), envolva o frango desfiado e a cenoura e os espinafres.
Rectifique os temperos.

Coloque o arroz numa assadeira (no caso, dividi por duas), por cima coloque as rodelas de chouriço e leve ao forno durante uns 7 a 10 minutos, o tempo suficiente para ganhar uma corzinha por cima.
Polvilhe com salsa e sirva.
Bom apetite.

Nota: o tabuleiro que sobrou tapei (é um pirex com tampa própria, mas caso não fosse, iria cobrir com folha de alumínio) e congelei.

5 comentários:

  1. Fala em juntar espinafres mas nos ingredientes não diz qual a quantidade.

    ResponderEliminar
  2. Faço tantas vezes com o frango assado que sobra, que às vezes já compro a mais a pensar neste arroz. Gostei da tua versão!
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Adoro e faço muitas vezes, como não sou fã de pato faço sempre assim. Até lhe chamo arroz de pato fingido. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Pratica e dá para fazer a mais.

    Beijinhos,
    Clarinha

    ResponderEliminar