terça-feira, 16 de julho de 2019

Caril Katsu de Frango

Andava há séculos para experimentar o caril katsu de frango do Jamie Oliver. Sempre que abria um dos livros dele, e os meus olhos batiam na receita, dizia a mim mesma que tinha de experimentar. Num destes dias, com coxas de frango para cozinhar, lembrei-me da receita dele que, originalmente, é feita com peito de frango. Seja como for ficou delicioso, as coxas de frango ficaram muito suculentas e o molho uma delícia. 
Fiz as adaptações necessárias ao nosso gosto (e ao que tinha em casa) mas é uma receita bem saborosa. 


Ingredientes:
Para o frango:
- 4 coxas de frango, sem pele nem osso
- leite q.b.
- sumo de 1 limão
- sal e pimenta q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 1 colheres de chá de pó de caril
- pão ralado q.b.

Para o molho:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pedacinho de gengibre
- 1 colher de chá de pó de caril
- 1 cenoura
- coentros picados
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de farinha
- 500ml de caldo de frango ou água


Preparação:
Comece por temperar o frango. Eu gosto de o fazer de um dia para o outro ou, no mínimo, duas horas antes de o cozinhar. Numa taça coloque as coxas de frango, sem pele e osso, e tempere-as com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o pó de caril. Envolva-as bem e regue com leite até cobrir. Acrescente o sumo do limão e deixe marinar.

Na altura de as cozinhar, pode optar por fritar ou fazer como eu e cozinhar no forno. Vou então falar-vos da forma como fiz.
Aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. 
Num prato coloque o pão ralado. Retire o frango da marinada, escorra bem e passe pelo pão ralado de forma a ficar bem tapado. Disponha as coxas no tabuleiro forrado com papel vegetal e por cima coloque o um fio de azeite, bem pequenino (eu gosto de usar em spray). Leve ao forno até ficar douradinho, demora uns 25 minutos e a meio do tempo pode ser necessário virar para dourar do outro lado.

Entretanto prepare o molho de caril.
Descasque a cebola, os alhos, o gengibre e a cenoura. Coloque tudo dentro do processador, juntamente com metade dos coentros, e pique finamente.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e acrescente a mistura que triturou, bem como o pó de caril. Deixe fritar um pouco. 
Junte a farinha e misture bem. Regue com o caldo (ou a água) e deixe ferver em lume médio até ter uma consistência agradável.
Rectifique os temperos (no caso o meu caldo estava temperado) e se necessário acrescente sal e pimenta.

Sirva as coxas de frango panadas, regadas com o molho de caril e acompanhadas por arroz branco. Polvilhe com os restantes coentros picados e seja feliz.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Deve ter ficado uma delícia, e o aspeto é maravilhoso! Beijinhos

    https://opecadodagula.com/

    ResponderEliminar