quarta-feira, 8 de maio de 2019

Tacos com tiras de frango e molho de iogurte grego

A semana passada esteve um sol maravilhoso lá fora e começou logo a apetecer-me comidas mais leves, daquelas de partilhar à mesa, entre uma conversa e outra. Foi o que aconteceu no dia que me apeteceu preparar uns deliciosos tacos com tiras de frango crocantes, legumes e um molho delicioso e super refrescante. 
Eu costumo preparar as minhas próprias tortilhas, em vez de usar as de compra, mas vou deixar essa receita para outro dia. Hoje prefiro deixar esta sugestão e facilitar-vos um pouco a vida, porque nem toda a gente tem tempo de fazer as tortilhas em casa. Se esse é o vosso caso, usem as de compra. Mas preparem tudo o resto e verão que vale muito a pena fazer este molho de iogurte grego.
Esta semana o tempo já não está tão agradável mas, deixo-vos na mesma esta sugestão para quando quiserem experimentar.


Ingredientes:
- 1 peito de frango cortado em tiras
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- 2 dentes de alho
- sumo de 1 limão
- 1 ovo
- pão ralado q.b.
- um fio de azeite

- alface, couve roxa e cenoura
- 4 tortilhas

Para o molho:
- 1 iogurte grego natural não açucarado
- sumo e raspa de meio limão
- sumo e raspa de uma lima
- sal e pimenta q.b.

Preparação:
Com alguma antecedência tempere as tiras de frango com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Deixe marinar.
Bata o ovo para uma pequena taça e coloque o pão ralado noutra.
Passe cada tira de frango pelo ovo batido e pelo pão ralado. Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e regue com um fio de azeite (se tiver um daqueles óleos em spray, opte por polvilhar as tiras com ele). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até as tirinhas de frango estarem douradinhas.

Entretanto prepare o molho de iogurte. 
Coloque o iogurte grego numa taça e adicione o sumo e raspa do meio limão, bem como, o sumo e raspa de lima. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Rectifique os temperos e reserve. 
Uma nota para o molho, se gostarem de picante, acrescente umas gotas e terão uma explosão de sabores com o picante e os sabores cítricos.

Por último prepare os legumes. 
Lave a alface e corte em tiras, tal como a couve roxa que deve cortar numa juliana fina.
Descasque e rale a cenoura. Disponha tudo em pequenas taças para colocar na mesa.

Aqueça as tortilhas, seguindo as indicações da embalagem.
Deixo-lhe a seguinte sugestão para servir. Numa tábua coloque as tortilhas aquecidas, embrulhadas num pano lavado para se manterem quentes. Ao lado disponha as tiras de frango, empilhadas umas em cima das outras. Coloque a taça com o molho e as dos legumes.
Cada qual constrói o seu taco, da forma que mais gostar.


Bom apetite.

2 comentários:

  1. Olá Cláudia!!! Adorei a sua receita! Ficou divino! Estou no aguardo da receita da sua tortilhas! Um grande abraço. Dani

    ResponderEliminar
  2. Ou se puderes enviar-me: daniellecristine.1985@gmail.com

    ResponderEliminar