Pão de Espelta e Linhaça


A semana passada publiquei, no Instagram, uma foto do pão que fiz. Costumo fazer pão todas as semanas mas nem sempre publico para não se tornar repetitivo. Mas a verdade é que após a foto muita gente me pediu para partilhar a receita. Eu costumo usar quase sempre a mesma base do pão da Titá que aprendi a fazer com a Joana Roque, que é maravilhoso e nunca falha. Vou apenas variando nas farinhas e acrescentando ou não sementes. Adoro fazer pão e costuma sair sempre muito bem.
Hoje trago-vos uma nova variação que experimentei há uns tempos com farinha de linhaça e ficou muito bom.
Espero que vocês gostem e experimentem. 


Ingredientes:
- 500gr de farinha de espelta Bio (compro no Aldi)
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 7gr de fermento seco para pão
- 1 colher de chá de sal
- 450ml de água morna
- sementes de girassol, de abóbora e de chia q.b.


Preparação:
Numa taça coloque as duas farinhas com o sal. 
À parte, dissolva o fermento na água morna e acrescente à mistura de farinhas.
Misture tudo com a colher de pau (não é necessário amassar, apenas misturar).
Tape com película aderente ou com um pano e coloque a massa a levedar durante pelo menos 1 hora (a minha levedou 4 horas)

Entretanto ligue o forno nos 200ºC e dentro dele coloque um tacho de barro com tampa (eu desta vez coloquei uma forma de bolo inglês). 
Quando o forno atingir a temperatura desejada, retirei a forma com muito cuidado, polvilhei com farinha e coloque a massa dentro. Polvilhei a massa com sementes de girassol, de abóbora e de chia. Depois cobri com uma folha de papel vegetal húmida (molhei normal e apertei para retirar o excesso de água) e por cima tapei bem com folha de alumínio. Desta forma o papel vegetal húmido vai dar humidade à massa e com a folha de alumínio a fechar bem, impede que a dita humidade saia. Espero ter-me feito entender :)
Depois foi só levar ao forno por 30/35 minutos, depois desse tempo destapar e deixar no forno mais 10 minutos para ganhar uma boa crosta (este último tempo depende se gosta do pão mais ou menos dourado, eu costumo deixar uns 15 minutos porque gostamos dele assim).

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Depois está pronto a ser fatiado.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Que maravilhoso pão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar