terça-feira, 21 de maio de 2019

Espetadas de Lulas e Camarão

Eu adoro os dias ensolarados e com temperaturas mais agradáveis. Amo a comida de verão mas fresca e mais leve e já tivemos uns dias a pedir esse tipo de comida. Foi assim que decidi preparar umas espetadas de lulas, simples mas deliciosas com um acompanhamento igualmente básico. Comida que vocês conseguem preparar durante a semana e que sabe muito bem. 


Ingredientes:
- 9 lulas limpas
- 6 camarões grandes descascados (usei miolo de gambão 20/30)
- sal e pimenta q.b.
- 3 dentes de alho
- sumo de limão
- azeite q.b.
- 1 malagueta fresca
- salsa a gosto
- pedacinhos de pimento


Preparação:
Comece por temperar as lulas e o camarão. Numa taça coloquei ambos e temperei com sal, pimenta, 2 dentes de alho picadinhos e sumo de 1 limão. Deixe marinar durante uns 20 minutos.

Passado esse tempo prepare as espetadas. Num espeto de madeira coloquei um pedacinho de pimento, e as lulas intercaladas com o camarão (lula-camarão-lula-camarão-lula), depois terminei com mais um pedacinho de pimento. Os tentáculos das lulas também coloquei, tentei prender no espeto de forma a ficarem no meio das lulas. Repeti de forma a obter 3 espetadas. 

Depois é só aquecer o grelhador. Usei uma chapa de colocar no fogão mas ficam perfeitas se as fizerem no churrasco.
Aqueci bem a chapa e cozinhei as espetadas o tempo suficiente até o camarão ficar cor de rosa. Lembrem-se que tanto as lulas como o camarão cozinham muito rápido e se ficarem demasiado tempo no calor, podem ficar borracha!

À parte prepare o molho. Pique a salsa, juntamente com um dente de alho e a malagueta (pode retirar as sementes para não ser demasiado picante). Pique bem e coloque numa tacinha. Junte o azeite para aromatizar e refresque com sumo de meio limão. Misture muito bem.

Sirva as espetadas com o acompanhamento que preferirem. Eu optei por batatas cozidas com cenouras e couve. Regue tudo com o molho que preparou e bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário