segunda-feira, 6 de maio de 2019

Como organizo as nossas refeições da semana - Meal Prep #XIX

Vamos lá começar a semana com mais um post sobre organização de refeições. Este deve ser o tema mais pedido aqui no blogue, bem como no meu canal. Vocês estão sempre à procura de ideias para organizarem as refeições e é por isso que eu hoje vou abordar, mais uma vez, este assunto. 
A segunda feira é o meu dia preferido para fazer esta organização mas, já vos disse várias vezes, vocês devem escolher o dia que mais jeito vos dá e quando dispõem de tempo para o fazer. 
O mais importante é saber o que têm em casa para cozinhar, elaborar a ementa semanal, fazer as compras do que faz falta e colocar mãos à obra. 
Vamos então ao exemplo que tenho para vocês?


Jantar de Segunda - Lombinhos de Pescada com Molho de Manteiga e Limão
Temperei os lombinhos de pescada com sal, pimenta, alho e limão. Descasquei batatas e cenouras para cozer e arranjei brócolos (também para cozer). Depois é só cozinhar os lombinhos numa frigideira com um fio de azeite e fazer o molho juntando manteiga e sumo de limão. 


Jantar de Terça - Frango com Laranja
Refeição pronta a aquecer. Temperei o peito de frango com sal, pimenta, alho e laranja. Refoguei alho francês e adicionei o frango. Quando tudo estava cozinhado juntei o sumo de duas laranjas e deixei ferver um pouco para reduzir a apurar (sem esquecer de rectificar temperos). Fiz arroz branco para acompanhar.


Jantar de Quarta - Barriga de Porco Assada Lentamente
Assei barriga de porco lentamente e bem simples. Temperei com sal, alho e pimenta preta. Coloquei a assar até ficar a desfazer. Vai ser o jantar de quarta com batatas "fritas" no forno e uma salada.


Jantar de Quinta - Pernas de Frango Assadas Com Vegetais
Mais uma refeição pronto a cozinhar. Temperei as penas de frango com sal, pimenta. alho em pó, paprika fumada e um fio de azeite. Num tabuleiro coloquei couve coração em pedaços (cortada em 4 partes), cenoura em tiras e brócolos. Temperei os legumes com sal e um fio de azeite. Por cima coloquei as pernas de frango já temperadas e levei ao forno, virando na metade da cozedura. 
É só aquecer, deixar o frango ganhar um pouquinho mais de cor e servir talvez com um pouco de arroz.

Jantar de Sexta - Sandes de Carne Assada com Maionese Caseira
Com a carne assada resolvi fazer umas sandes. Gosto de servir em pão fresco, fazer uma maionese de alho caseira, juntar folhas verdes, como alface rúcula ou agriões e está pronto. Com uma sopa fica uma refeição completa.


Lavei morangos e uvas.


Temos tomates e alface prontos para fazer uma salada.


Brócolos e couve flor lavados.


Aproveitei o forno quente de assar a barriga de porco e fiz a granola para a semana. Ainda hidratei polvilho para tapiocas (guardo depois no frigorífico). 



E assim fiquei com a minha semana organizada e com as refeições adiantadas.
Não é sempre que cozinho para depois ser só aquecer, mas quando sei que vou ter semanas mais complicadas faço desta forma. Normalmente, o que faço é lavar e arranjar legumes, bem como a frutas e temperar peixes e carnes. Mas esta semana foi diferente e eu espero que vos inspire e ajude.

Sem comentários:

Enviar um comentário