Secretos de Porco com molho de laranja


Gosto muito de secretos de porco. Não é um corte barato nem fácil de encontrar nos talhos mas, é uma delícia. Os de porco preto então, são simplesmente divinais. Uma carne que se desfaz a cada dentada. Infelizmente têm um preço proibitivo, o que me leva a comprar apenas 'quando o rei faz anos'. Opto por trazer para casa umas embalagens de secretos de porco congelados que costumo encontrar no Continente e na Makro. São igualmente deliciosos e vale muito a pena.
Desta vez resolvi cozinhar com molho de laranja e para acompanhar umas batatinhas com legumes suados.
Começamos assim mais uma semana.


Ingredientes:
- 300gr de secretos de porco
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de café de paprika
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de banha de porco 
- 2 laranjas
- 4 batatas médias
- 1 cenoura
- brócolos a gosto e separados em pequenos floretes
- azeite q.b.


Preparação:
Corte os secretos em tiras e tempere com sal, pimenta, a paprika e a folha de louro. Adicione os dentes de alho bem picadinhos e o sumo de uma laranja. Deixe marinar pelo menos 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque a cenoura e faça o mesmo. Arranje os brócolos e separe em pequenos floretes. Lave tudo e reserve.

Aqueça uma frigideira com o azeite e a banha, e cozinhe os secretos. Quando estiverem cozinhados, retire-os e reserve. À frigideira adicione a marinada dos secretos e o sumo de outra laranja. Deixe o molho reduzir e apurar.

Entretanto aqueça um tacho com duas colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Acrescente as batatas, as cenouras e os brócolos, tudo bem escorrido, envolva bem no azeite e tape. Reduza para lume brando e deixe "suar", mexendo de vez em quando até estar tudo pronto. Depois é só temperar com um pouco de sal.

Sirva os secretos com laranja e acompanhe com as batatas e legumes suados. 
Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário