quarta-feira, 27 de março de 2019

Pão de Cereais

Aqui no blogue, existem já imensas receitas de pão e isso deve-se ao facto de, cada vez menos, comprar pão. Enquanto vivi na minha terra natal, sempre consumi o pão da padaria dos meus tios. Quando me mudei para Vila do Conde, procurei a padaria da freguesia e passei a ser cliente. Eles entregam o pão em casa, o que me dava algum jeito pois ainda moro um pouco afastada. A verdade é que, o pão era praticamente todo branco, mal cozido e, no inverno, o facto de o colocarem apenas num saco fininho, a chuva fazia com que acabasse com o pão todo molhado. Deixei de ser cliente e comecei a comprar pão no supermercado mas a leitura mais atenta dos rótulos rapidamente me motivo a começar a preparar o meu próprio pão. Foi assim que comecei e é assim que tenho vindo a mudar algumas coisas na nossa alimentação, não só o pão.

Agora faço pão ao fim de semana, corto em fatias e congelo. Toda a semana temos pão caseiro que sai do congelador para a torradeira/forno. Ainda passei a fazer as tortilhas, pães pita, massa de pizza e todas estas coisas. Tenho ainda na ideia passar a fazer a minha mistura de farinhas para pão de cereais, porque apesar de comprar uma com diversas farinhas diferentes como aveia, espelta, trigo sarraceno, entre outras, tem algumas coisas naquele rótulo que não me agrada. Por isso vou investigar e sou menina para comprar as diversas farinhas e misturar tudo em casa. Mas depois conto-vos tudo.
Agora deixo-vos com este pão de cereais que ficou uma verdadeira delicia. Espero que gostem e que vos motive a colocar mãos à obra.


Ingredientes:
- 200gr de farinha de trigo
- 300gr de mistura de farinhas para pão de cereais
- 30gr de fermento padeiro fresco
- 1 e 1/2 colher de chá de sal
- 420ml de água morna
- mistura de sementes q.b.


Preparação:
Numa taça coloque a farinha de trigo juntamente com a mistura de farinhas para pão de cereais. Misture bem e abra uma covinha ao meio.
De um lado da farinha coloque o sal e reserve.
À parte, dissolva o fermento na água morna e acrescente à mistura de farinhas.
Misture tudo com a colher de pau.

O processo é praticamente o mesmo do outro pão que partilhei com vocês.
Tape com película aderente e coloque a massa a levedar num local seco e sem correntes de ar.
Deixe levedar durante 1:30h.
Passado esse tempo, coloque a massa numa bancada polvilhada com farinha e dobre a massa a meio. Volte a polvilhar com farinha e volte a dobrar. Deixe repousar meia hora.

Entretanto ligue o forno nos 200ºC e dentro dele coloque um tacho de barro com tampa. Assim, enquanto a massa repousar os 30 minutos, o tacho aquece. 
Depois dos 30 minutos, retire o tacho do forno com muito cuidado, polvilhe-o com farinha e coloque a massa dentro dele. Polvilhe a massa com mistura de sementes.
Tape o tacho e leve ao forno por 30/35 minutos, depois destape-o e deixe no forno mais 10 minutos para ganhar uma boa crosta.
Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário