quarta-feira, 20 de março de 2019

Overnight Oats de Cacau, com Morangos, Banana e Sementes de Chia

Já partilhei no Instagram que não sou uma pessoa de manhãs. Gostava muito de ser, de me levantar cedo, ter vontade de preparar belos pequenos almoços e tudo isso. Mas não sou... Gosto de dormir e tenho sempre imenso sono na hora de levantar. 
Desde o início do ano que é um dos meus objectivos, levantar mais cedo e estar mais predisposta para o pequeno almoço, deixar algumas coisas adiantas do dia anterior, máquina do café pronta, mesa posta, tudo para facilitar. Tenho conseguido mais tempo para pequenos almoços mais vagarosos, com conversa à mistura e sem ser a correr e a olhar para o relógio. Tem também ajudado o facto de estar em luta com o despertador, se antes carregava para o adiar umas 3 ou 4 vezes, nas últimas semanas tenho-me levantado ao segundo toque (mesmo que custe e que, por vezes, pareça bêbeda de sono como aconteceu hoje ao acordar). São pequenas dicas e truques que me têm ajudado bastante, mas confesso que estes dias primaveris, com imenso sol também contribuem para levantar mais cedo e fácil.
Então, entre as coisas que preparo no dia anterior para o pequeno almoço estão as overnight oats. E o que são as overnights oats? Acredito que a maioria de vós já tenha este conhecimento mas, como nunca é demais, aqui fica. Tal como o nome indica, são flocos de aveia que ficam dentro do frigorífico durante a noite, com um líquido e por vezes fruta. Eu costumo fazer a mistura de líquidos com os flocos de aveia, coloco num frasco e deixo ficar até ao outro dia, de manhã é que costumo juntar a fruta, as sementes e/ou os frutos secos. 
Hoje trago-vos uma das overnights oats que fiz nos últimos tempos e talvez faça um vídeo no futuro com mais sugestões de sabores.


Ingredientes:
- 1/2 chávena de flocos de aveia finos
- 1/2 chávena de bebida vegetal de amêndoa não adoçada
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de mel (é opcional, pode também usar outro adoçante a gosto)

Para a montagem:
- 2 morangos
- 1/2 banana da Madeira
- 75gr iogurte natural, não açucarado
- sementes de chia q.b.

Preparação:
Dentro de um frasco coloque o leite de amêndoa (ou outro ao seu gosto), acrescente o mel e o cacau e mexa bem para incorporar e ficar homogéneo. 
Acrescente a aveia, envolva bem, feche o frasco e coloque no frigorífico até ao dia seguinte.

No dia seguinte o que fiz foi colocar a aveia adormecida em metade do prato. Do outro lado coloquei o iogurte.
Por cima do iogurte coloquei os morangos em cubinhos, a banana às rodelas e polvilhei tudo com sementes de chia.

Este é só um exemplo, existe inúmeros sabores de overnight oats que podem fazer.
Espero que gostem e bom apetite.


1 comentário:

  1. Uma óptima sugestão de pequeno almoço!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar