quarta-feira, 6 de março de 2019

Frango com Limão e Orzo Cremoso

Bem, o blogue este em mini férias por estes dias. Para além dele estivemos também nós e a minha cozinha. E bem que precisávamos de uns dias calmos, sem stress e bem pacatos. O tempo, infelizmente, não ajudou aos passeios mas, pelo menos, deu para descansar. Como também não somos fãs do Carnaval, soube mesmo bem aproveitar para colocar séries em dia e descansar. E o vosso feriado, como correu?
Por tudo isso, esta semana não houve meal prep nem ementa semanal. Este dias que faltam para o fim de semana vão ser de ir vendo e cozinhando o que apetecer e para a semana há mais. 
Começamos então esta mini semana com uma receita de um tacho só, deliciosa e fácil de preparar. Falo-vos de um franguinho com limão e orzo cremoso. Para quem não sabe, orzo é o nome que os italianos dão à massa tipo pontinha e fica uma delicia cozinhado desta forma.


Ingredientes:
- 300gr de peito de frango, limpo de pele e osso
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 150gr de orzo
- 2 chávenas de caldo de galinha (o meu era caseiro e estava temperado)
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1/4 colher de pimenta de Caiena (opcional)
- Sumo e raspa de 2 limões
- salsa picada q.b.
- azeite q.b.


Preparação:
Corte o peito de frango em cubos e tempere com sal, pimenta, um dente de alho picado, sumo e raspa de limão. Deixe marinar, se for de um dia para o outro perfeito mas, se não conseguir, pelo menos uns 10 minutos.

Aqueça um tacho com um fio de azeite, deixe aquecer bem e cozinhe o peito de frango até começar a ficar douradinho. Nessa altura, retire o frango para um prato e reserve.
No mesmo tacho cozinhe a cebola picada e os restantes dentes de alho. Se necessário, acrescente mais um pouco de azeite e deixe refogar até começar a amolecer.

Adicione o pimentão doce e a pimenta de Caiena e mexa até as cebolas estarem completamente cobertas por elas.
Adicione orzo e mexa para envolver bem.
Adicione o caldo de galinha e deixe levantar fervura.

Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando para que o orzo não agarre no fundo, cerca de 8 a 10 minutos ou até que o orzo esteja al dente. A meio da cozedura, uns 5 minutos depois do orzo levantar fervura, devolva o frango ao tacho e envolva bem. 
Rectifique os temperos e acrescente o sumo e a raspa de limão.
Antes de servir polvilhe com salsa picada.
Bom apetite.


1 comentário: