terça-feira, 26 de março de 2019

Frango com Cerveja

Gosto muito de cozinhar com cerveja, e com cidra e até com vinho... Pois, mas não me comecem já a chamar alcoólica! Cozinhar com álcool traz muito sabor à comida e como temos de deixar cozinhar para o álcool evaporar, é perfeito para pratos de cozedura lenta. Faço muitas vezes bochechas de porco, carne estufada, coq au vin, costeletas de porco e desta vez saiu um frango com cerveja, que estava de comer e chorar por mais. Usei perna e coxa de frango do campo, apenas para ser um pouco mais firme e não se desfazer durante a cozedura. No final, com arroz seco, puré ou até batatinas cozidas e aquele molho, fica uma refeição bem deliciosa.


Ingredientes:
- 3 pernas de frango do campo completas (perna +coxa)
- 1 cebola 
- 2 dentes de alho
- 1 cerveja 33cl
- 150ml de caldo de frango (usei caseiro)
- 1 colher de sopa de concentrado de tomate
- 1 folha de louro
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada q.b.

Preparação:
Tempere as penas de frango com um pouco de sal e pimenta.
Aqueça um tacho com um fio de azeite e nele sele as pernas de frango. Eu tirei a pele ao meu frango mas pode deixar se assim preferir. Quando o frango estiver bem douradinho, retire para um prato. Nota: Pode ter que selar umas partes de cada vez e repetir até ter selado todo o frango.

Descasque a cebolas e corte em fatias finas, descasque e pique os alhos. Acrescente tudo ao tacho onde selou o frango e deixe alourar. 
Na sequência, volte a adicionar as pernas de frango ao tacho. Acrescente a folha de louro, o concentrado de tomate e envolva muito bem.
Refresque com a cerveja e com o caldo. 
Tape e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o frango estar cozinhado. Não se esqueça de rectificar os temperos.
Sirva polvilhado com a salsa picada.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Óptima sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar