sexta-feira, 8 de março de 2019

Bolo de Maçã, Canela e Gengibre

Nada como terminar a semana com um docinho para alegar a alma (e o estômago). Esta receita de bolo de maçã vi no Instagram da Filipa Gomes. Na altura guardei para mais tarde experimentar e isso aconteceu na terça feira de Carnaval. Porque é uma receita bem simples, que não é necessário batedeira e em uma só taça prepara-se a massa. Fiz algumas adaptações como ter reduzido ao açúcar e utilizado do mascavado, também acrescentei o gengibre que não estava na receita original e só usei 2 maçãs quando a Filipa utilizou 5. 
No final ficou um bolo bem saboroso, doce o suficiente, húmido e bem aromático. Foi a nossa companhia para o café do dia de Carnaval e agora fica aqui para ser a vossa companhia neste próximo fim de semana. 


Ingredientes:
- 2 maçãs grandes
- sumo de 1/2 limão
- 3 ovos
- 1 chávena de açúcar mascavado
- 3/4 de chávena de óleo 
- 1 + 1/2 chávena de farinha de trigo
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de canela 
- 1 colher de chá de fermento em pó


Preparação: 
Descasque e corte as maçãs em cubinhos. Regue com o sumo de limão e reserve.
Numa taça coloque os ovos, o açúcar e o óleo e bata até obter uma mistura cremosa. 
Na sequência, acrescente a farinha, o fermento, a canela e o gengibre e envolva até ficar homogéneo. 
Junte as maçãs em pedaços e envolva.
Coloque a massa num tabuleiro com 15x25cm ou numa forma redonda com cerca de 20 a 22 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Espalhe bem a massa e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos, ou até espetar um palito no bolo e este sair limpo.
Deixe arrefecer um pouco, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite.


1 comentário:

  1. Olá Cláudia. A semana passada fiz esta receita e de facto ficou um bolo super aromático, que apela aos sentidos. Bastante agradável ao paladar e com uma massa muito fofinha. Aqui em casa adorámos. Obrigada e um beijinho
    Ana Cristina Pinto

    ResponderEliminar