sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolo de Chocolate e Amêndoa (Sem Glúten)

Olá meus amigos.
Eu tenho andado numa fase um pouquinho complicada, a lidar com problemas e com frustrações, coisas muito pessoais, o que me tem deixado sem grande cabeça para andar muito por aqui e pelo canal. Daí que estes meses tenham sido mais difíceis e não tenho conseguido publicar os três vídeos semanais e os posts diários a que vos habituei. 
Felizmente julgo estar a entrar numa nova fase e, se tudo correr bem, já vou conseguir acertar as minhas ideias, a minha cabeça e voltar ao que era. Não me alongo muito neste assunto, até porque já abordei o tema aqui no blogue e não quero estar a chatear-vos muito com isto, apenas vos posso dizer que psicologicamente tem sido complicado. Fisicamente também mas eu acho que é mais fácil cuidar do físico do que propriamente do psicológico. Mas pronto, está a passar e logo logo retomaremos a programação habitual.
Mas não se preocupem, é apenas um daqueles testes da vida que nós um dia vamos passar e vamos vencer. Felizmente tenho ao meu lado um homem maravilhoso e os meus pais que são incríveis.
Mas já chega de falar disto. Hoje trago-vos uma receita que estava prometida há uma semana!!! Fiz uma pequena sondagem no Instagram para vocês escolherem a receita que devia ter publicado na sexta passada mas, infelizmente, nem post escrevi. Vem hoje, com atraso mas de boa vontade e por isso espero que gostem. 
E obrigada a todos por estarem por aí, vocês são os melhores. Bom fim de semana!


Ingredientes:
- 200gr farinha de amêndoa
- 200gr de chocolate com 50% de cacau
- 150gr de manteiga sem sal 
- 150gr de açúcar
- 4 ovos
- 1/4 colher de chá de sal


Preparação: 
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça coloque a manteiga com o chocolate e leve a derreter. Pode fazê-lo no microondas ou em banho-maria, só tenha cuidado para o chocolate não queimar.

Quando o chocolate derreter e ficar bem homogéneo com a manteiga, reserve e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto separe os ovos, gemas para uma taça e claras para outra. Acrescente o açúcar às gemas e bata muito bem com a batedeira eléctrica até formar uma mistura bem leve, fofa e clarinha. 
Junte depois o chocolate derretido com a manteiga e envolva bem.
Acrescente a farinha de amêndoa e misture bem.

Às claras junte o sal e bata-as em castelo. Na sequência, envolva as claras na mistura anterior, muito delicadamente para não perder o ar.

Transfira a massa de bolo para uma forma redonda, sem buraco, untada com manteiga e polvilhada com cacau. Pode até colocar um disco de papel vegetal no fundo da forma para ser mais fácil desenformar.
Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 30/40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.

Depois de cozido, retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Desenforme depois para um prato e decore a gosto, no caso polvilhei com açúcar em pó e decorei com morangos.
Bom apetite.



2 comentários:

  1. Que rico e guloso bolo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Tem tão bom aspecto que ficámos a salivar...

    ResponderEliminar