quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Tiras de Porco com Laranja e Puré de Couve Flor

Quando fiz a minha meal prep tinha umas costeletas do cachaço e não sabia bem o que fazer com elas. Na fruteira viviam algumas laranjas do nosso jardim, bem sumarentas e saborosas. A conjugação carne de porco/laranja saltou-me imediatamente à ideia e assim foi. 
Entretanto tinha também uma couve flor, que volta e meio vem parar cá a casa e com a qual eu gosto muito de fazer puré. Estava decidido o que seria aquele jantar, faltou só acrescentar um ovo, porque nós adoramos ovos de todas as formas, umas ervas aromáticas e estava feito. Com a ajuda da meal prep e de toda a organização na hora de decidi o menu da semana e a lista de compras, estas decisões tornam-se muito mais fáceis, rápidas e a hora de preparar o jantar deixou de ser um stress. Tudo flui com naturalidade, fica pronto com rapidez e eu tenho tempo para outras questões. 
Foi assim mais um jantar de semana (já de umas semanas anteriores, mas nunca é tarde para colocar aqui) e a sugestão fica aqui para vocês.


Ingredientes:
- 2 bifinhos do cachaço de porco (ou costeletas, às quais devem retirar o osso)
- sal e pimenta q.b.
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 2 laranjas
- 1 couve flor
- uma pitada de noz moscada
- 1 colher de sopa de manteiga 
- azeite q.b.
- 2 ovos
- +/- 1 colher de sopa de vinagre
- salsa picada q.b.

Preparação:
Corte os bifinhos de porco em tiras e coloque-os numa taça. Tempere de sal, pimenta, o alho em pó e o sumo de 1 laranja. Misture bem e reserve.

Arranje a couve flor, separando todos os raminhos. Coza-a ao vapor ou em água temperada de sal. 
Quando a couve flor estiver cozida, escorra toda a água e triture em puré. Pode fazê-lo com o passe vite, com a varinha mágica ou, como eu fiz, que coloquei no processador de alimentos. 
Tempere o puré com um pouco de pimenta, de noz moscada e acrescente a manteiga. Processe até ficar bem sedoso. Nota: se tiver cozido a vapor, não se esqueça de temperar com sal.

Aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de azeite e nele frite as tiras de carne. Quando estiverem quase cozinhadas, acrescente o que restou da marinada, bem como o sumo da segunda laranja. Deixe formar o molho e está pronto.

À parte aqueça um tacho com água para escalfar os ovos. Quando ferver, tempere com sal e um pouco de vinagre.
Parta o ovo para uma chávena, com a colher crie um remoinho na água e acrescente o ovo no meio. Deixe cozinhar até o ovo ficar a seu gosto. 
Retire o ovo com cuidado e coloque sobre papel absorvente para secar o excesso de água. Repita para o restante (ou restantes) ovos.

No prato coloque o puré de couve flor, por cima as tiras de carne com o molho de laranja, o ovo escalfado e termine com um pouco de pimenta em cima do ovo e salsa picada.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Tem tão bom aspecto, que até deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar