Tarteletes merengadas de limão


Chegamos ao fim de semana, uma semana bem chuvosa e fria. Nada melhor para iniciar o fim de semana do que com um docinho bem delicioso como estas tarteletes merengadas de limão. Partilho hoje a receita com vocês, que no fundo são três (massa, curd de limão e merengue italiano) e espero que experimentem, são uma sobremesa perfeita .
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
Para a massa:
- 200gr de farinha de trigo
- 100gr de manteiga sem sal
- 50gr de açúcar em pó
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de água fria

Para o curd:
- 3 limões (sumo e raspa)
- 160gr de açúcar
- 75gr de manteiga
- 3 ovos

Para o merengue italiano:
- 175gr de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
- 2 claras de ovo


Preparação:
Comece por fazer a massa. 
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga fria em cubos e, com os dedos, comece a misturar a manteiga nos secos até ficar com uma espécie de migalhas ou de crumble. Nessa altura junte o ovo e amasse até começar a ganhar liga. Junte a água, uma colher de cada vez, sempre a amassar. Pode precisar de mais água ou de menos, por isso deve acrescentar aos poucos. Assim que obter uma massa bem lisa e homogénea, está pronto. Embrulhe em película e coloque no frio a descansar por, pelo menos, 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Passado esse tempo, estenda a massa e forre as tarteira com ela. Pode fazer individuais, como eu fiz, ou uma tarte grande.
Por cima de cada tartelete coloque um quadrado de papel vegetal e alguma coisa para fazer peso, eu costumo usar arroz seco, podem usar leguminosas.
Leve a massa ao forno para cozinhar, durante uns 15 minutos (a meio da cozedura retire o papel vegetal e termine de cozer assim).

Para o curd de limão:
Numa caçarola coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa de limão.
Leve a lume brando mexendo sempre até derreter a manteiga e o açúcar dissolver.
À parte bata os ovos. Bata-os muito bem.
Junte os ovos em fio ao preparado de manteiga e açúcar, batendo sempre.
Leva-se novamente ao lume até engrossar, sempre a mexer. Retire do lume e deixe arrefecer.

Para o merengue italiano:
Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água. Deixe ferver até obter uma calda forte e brilhante (+/- 5 minutos).
Entretanto comece a bater as claras com a batedeira. Eu gosto de juntar umas gotas de sumo de limão. Quando as claras estiverem em castelo firme e sempre com a batedeira em funcionamento, adicione a calda, em fio e sem pressas. A calda quente vai cozer as claras e formar um merengue firme e consistente. Continue a bater até as claras arrefecerem. Coloque o merengue num saco de pasteleiro com uma boquilha em estrela.

Para a montagem:
Preencha as bases de massa, já arrefecidas, com o curd de limão (também já frio). Decore a gosto com o merengue e pode servir assim ou queimar com o maçarico.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Acho que é a receita perfeita para um dia de festa!! Parece delicioso!

    https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar