sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Pão de Hambúrguer #lowcarb #keto #paleo

Na segunda feira, enquanto preparava a minha meal prep, fiz uns pães para hambúrgueres, mas diferentes do que costumo fazer. Já há muito que andava para experimentar este pães lowcarb e como queria incluir uns hambúrgueres de frango na ementa semanal, achei que estava na hora, até porque tinha todos os ingredientes em casa.
Em considerações finais, mesmo antes de passarmos à receita. Eu estava com algum receio por causa de serem feitos com farinha de amêndoa. Julguei que ficassem com uma textura mais parecida com um bolo, mas nada disso. Ficam mais húmidos, é certo, mas muito saborosos. Uma coisa que acho que fiz bem foi temperar com sal e pimenta porque, como a farinha de amêndoa é adocicada, o tempero ajuda a equilibrar.
A receita rende 4 pães, como apenas íamos comer dois, eu congelei os restantes. Fiz os pães num dia e comemos no dia seguinte. Assim que, enquanto grelhava os hambúrgueres, coloquei os pães abertos a aquecer no grelhador. Ficaram novamente fofinhos, uma delícia. O Bruno nem se apercebeu que não estava a comer um brioche normal. 
Bem, terminamos assim a semana, com uma receita de pão mas desta feita diferente. Mesmo não sendo paleo ou lowcarb, eu espero que vocês experimentem porque vale muito a pena.


Ingredientes:
- 100gr de queijo creme
- 180gr de queijo mozzarella ralado
- 1 ovo
- sal e pimenta q.b.
- 140gr de farinha de amêndoa
- 1 colher de sopa de fermento em pó (fermento para bolos)
- sementes para decorar

Preparação:
Numa taça coloque o queijo creme e o queijo mozzarella. Leve ao microondas durante 1 minuto ou o tempo suficiente para o queijo derreter, com cuidado para não queimar.
Retire do microondas e bata com um batedor de varas até ficar homogéneo. Acrescente o ovo e bata novamente.
Junte a farinha de amêndoa, o fermento, o sal e a pimenta. Misture até formar uma massa.

Depois disso, embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos para endurecer um pouco.
Passado esse tempo, retire do frio e divida a massa em 4 partes iguais. Forme bolinhas com a massa e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima de cada uma coloque as sementes (eu fiz dois com sementes de sésamo e dois com sementes de papoila). 
Leve novamente ao frio por 15 minutos, para voltarem a arrefecer e assim, no forno, não perderem a forma. 

Pré-aqueça o forno a 180ºC e quando estiver quente coloque os pães a cozer. Demoram cerca de 25 minutos até ficarem bem douradinhos e o cheirinho é incrível.
Bom apetite.

Hambúrguer de frango com rúcula e ovo

Sem comentários:

Enviar um comentário