terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Muffins de Laranja e Amêndoa

Quem me segue no Instagram já sabe que os citrinos abundam cá em casa. Ter dois limoeiros, duas laranjeiras e uma tangerineira tem destas maravilhas. E como eu fico contente por ir ao jardim e vir de lá com a fruteira cheia de pequenos e aromáticos frutos. É tudo natural, bio, orgânico e essas coisas todas, por isso é só aproveitar o que a terra nos dá.
Com tudo isto, as receitas onde os citrinos levam o papel principal, têm estado muito presentes. E estes muffins de laranja, sem sobram de dúvida, merecem um Oscar! 


Ingredientes:
- 125gr de manteiga, sem sal, à temperatura ambiente
- 150gr de açúcar
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de leite
- 100gr de farinha de trigo
- 50gr de farinha de amêndoa
- 1 colher de chá de fermento em pó
- raspa e sumo de 1 laranja grande (ou duas pequenas)
- amêndoa laminada q.b.



Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Numa taça coloque a manteiga e o açúcar. Bata com a batedeira até ficar uma mistura cremosa e, nessa altura, acrescente os ovos, um a um, mas sempre a bater entre as adições. Ou seja, acrescenta um ovo, bate bem até ficar completamente incorporado, depois acrescenta o outro e repete.

Na sequência junte o leite e a raspa e o sumo da laranja, envolva bem.
Peneire a farinha e o fermento, junte a farinha de amêndoa e envolva na massa anterior.
Encha formas para muffins até 3/4 da capacidade. O que eu faço é colocar uma forminha de papel dentro das de alumínio mas, se preferir, pode pincelar as formas de alumínio com manteiga, polvilhar com farinha e cozer os muffins directamente nelas.

Com as formas prontas resta polvilhar todas elas com amêndoa laminada e levar ao forno que já deverá estar pré-aquecido até os muffins ficarem douradinhos e, ao fazer o teste do palito, o mesmo sair seco. Aqui em casa demorou cerca de 12/15 minutos.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário