Lombinho de Porco com Esmagada de Batata Doce


E no final da semana voltamos às receitas paleo. Esta esmagada de batata doce ficou muito saborosa e sem usar grandes ingredientes. O lombinho de porco, com dupla cozedura, é sempre um sucesso cá em casa pois é uma carne bem macia e suculenta.  
Deixo-vos esta sugestão de refeição saudável e deliciosa para fecharmos esta semana com chave de ouro.
Bom fim de semana!


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco
- sal e pimenta q.b.
- 1 folha de louro
- sumo de 1 limão
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 3 dentes de alho
- batata doce q.b. (usei 3 batatas médias de polpa laranja)
- azeite q.b.
- 50gr de presunto de boa qualidade e com o mínimo de ingredientes possíveis 
- noz moscada q.b.


Preparação:
Comece por temperar o lombinho de porco com sal, pimenta, dois dentes de alho esmagados, a folha de louro, o pimentão doce e sumo de limão. Deixe marinar, pelo menos, 30 minutos.

Entretanto descasque a batata doce e corte em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água a ferver temperada com sal.
Ligue o forno a 180ºC.
Aqueça um tacho, se for dos que pode ir ao forno óptimo, acrescente um fio de azeite e nele sele o lombinho de porco. Sempre com o lume alto e deixe cozinhar uns 3 minutos de cada lado, o suficiente para a carne ganhar uma boa cor. Depois disso leve ao forno 10 minutos para terminar de cozinhar o interior. 
Se o seu tacho não for dos que pode ir ao forno, passe a carne e o molho que se formou, para uma assadeira e coloque então no forno.

Com as batatas já cozidas, escorra a água.
Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite, acrescente o presunto cortado em cubinhos pequenos e um dente de alho picado. Deixe fritar um pouco e junte a batata doce cozida. 
Vá mexendo a batata e ao mesmo tempo esmagando ligeiramente. A ideia não obter um puré, mas sim uma esmagada ainda com alguma textura. Quando estiver tudo bem envolvido, tempere com pimenta e com um pouco de noz moscada.

Sirva o lombinho de porco fatiado com a esmagada de batata doce a acompanhar. 
Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário