quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Hambúrgueres de Frango Com Cebola Caramelizada

Nem sempre os hambúrgueres cá em casa são servidos no pão. Aliás, a maioria das vezes não é isso que acontece. Até porque eu gosto bastante de ter hambúrgueres congelados e se os servir de diferentes formas, por isso que também vou variando entre os de frango, carne de vaca ou mistura. 
Neste dia resolvi servir com um topping de cebola caramelizada que ficou uma tentação. Ahh e acompanhei com uns palitos de batata doce que fiz no forno mas podem fazer com batata normal ou servir com arroz.


Ingredientes:
- 300gr de peito de frango picado
- sal e pimenta q.b.
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- sumo de 1 limão pequeno
- 2 cebolas grandes
- um fio de azeite
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- 1 cálice de Vinho do Porto
- rúcula q.b.
- lascas de queijo parmesão q.b.



Preparação:
Vamos começar por preparar os hambúrgueres. Numa taça coloque a carne de frango picada, tempere com sal, pimenta, o alho em pó e o sumo de limão. Misture bem, divida em 3 partes e molde os hambúrgueres (se quiser fazer mais hambúrgueres só tem que aumentar à carne, pode também fazê-los maiores ou mais pequenos, eu gosto de fazer com 100gr de carne). 

Entretanto descasque as cebolas, corte em rodelas finas e coloque num tacho com um fio de azeite. Tempere-as com um pouco de sal e pimenta.
Em lume brando, refogue as cebolas uns minutos até que fiquem bem macias e note que começam a mudar de cor. Nessa altura adicione o açúcar e o Vinho do Porto. 
Deixe cozinhar mais uns minutos até o vinho reduzir, a cebola estar cozinhada e com um cor bonita. Rectifique os temperos.

Aqueça bem um grelhador e cozinhe os hambúrgueres.
Numa travessa coloque uma cama de rúcula, se quiser tempere-a com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão ou vinagre. Por cima coloque os hambúrgueres grelhados e, no topo de cada um, a cebola caramelizada. 
Termine polvilhando com lascas de parmesão. 
Bom apetite.

2 comentários:

  1. Que bom aspecto!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Assim com cebola devem ficar uma delicia.
    Gostei muito.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar