terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Frango no Tacho com Legumes

Já vos devo esta receita há uns tempos, publiquei a foto no Instagram e nunca mais me lembrei de publicar a receita aqui. Este franguinho com legumes é uma das minhas tentativas de fazer receitas low carb e paleo e foi um sucesso! Nós ficamos muito fãs e ainda por cima é fácil de preparar e não demora muito tempo. 
Depois de vários pedidos aqui fica a receita. Em relação aos legumes, podem usar os que preferirem e acharem que combina. Com feijão verde, alho francês, cenoura e tomate ficou uma delícia, isso eu posso vos garantir. 


Ingredientes:
- pernas de frango
- 2 cebolas
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- uma pitada de alho em pó
- 1 folha de louro
- 1 talo de alho francês
- 1 chávena de feijão verde arranjado (usei congelado)
- 2 cenouras
- 6 tomatinhos cereja
- salsa picada q.b.

Preparação:
Tempere as pernas de frango com sal, pimenta e alho em pó.
Entretanto aqueça um tacho com um pouco de azeite (+/- 3 colheres de sopa) e quando estiver quente junte as pernas de frango e frite por oito minutos, em fogo médio, virando-as a meio do tempo. Passado esse tempo crescente as cebolas cortadas em rodelas e deixe-as cozinhar até começarem a dourar.

À parte aqueça outro tacho ou uma frigideira com um pouco de azeite (cerca de 2 colheres de sopa). Junte depois o alho francês fatiado, as cenouras às rodelas finas e o feijão verde. Mexa bem e tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe os legumes cozinhar em lume médio/baixo. 
Quando os legumes começarem a aproximar-se do ponto de cozedura que gosta, acrescente os tomatinhos cereja cortados ao meio e deixe cozinhar por uns três minutos. 

Entretanto, no outro tacho, a cebola já está a ficar douradinha, adicione os dentes de alho picados e a folha de louro e deixe cozinhar mais dois minutos. 
Passado esse tempo adicione um pouco de água a ferver para ajudar a deslaçar a panela e formar o molho, duas colheres de sopa devem ser suficientes. Com a colher vá mexendo o fundo para descolar tudo.
Adicione os legumes que cozinhou à parte e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos. Rectifique os temperos e verifique o ponto de cozedura do frango.
Polvilhe com salsa picada e sirva.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário