terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Arroz Frito com Açafrão e Cubinhos de Porco (aproveitamento de sobras)

Eu recebo muitos pedidos de ajuda por causa de aproveitamentos de sobras. Pedidos de pessoas que querem desperdiçar menos mas que não têm ideias do que fazer e que não gostam de comer as sobras simplesmente aquecidas. Eu estou sempre a dizer-vos que cá em casa nada se estraga e é verdade, é preciso acontecer algo de estranho para que haja sobras a ir parar ao lixo. Porque se eu não utilizar noutra refeição, o que faço é congelar e usar noutra altura. 
Esta receita surgiu disso mesmo. Tinha uma caixa de rojões congelados e sobras de arroz no frigorífico. Em pouco tempo o nosso almoço ficou pronto e estava uma delícia. Nada se desperdiçou e ainda tivemos uma refeição completamente nova.
Fica aqui a ideia que podem usar com sobras de carne de porco, de vaca, peru, frango, etc. Aproveitem e vejam este link do blogue, aí vão encontrar várias receitas de aproveitamentos de sobras. Espero que vos ajude e vos inspire.


Ingredientes:
- 350gr de rojões de porco cozinhados e cortados em pedaços pequeninos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimento vermelho
- 1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
- 1 malagueta fresca
- 1 chávena de arroz cozido
- 1 chávena de ervilhas cozidas
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Leve ao lume uma frigideira e deixe aquecer bem. Adicione um fio de azeite, junte a cebola picada e deixe refogar um pouco.
Corte o pimento em cubos e pique os alhos. Junte à cebola.
Pique a malagueta (eu retiro sempre as sementes, mas se gostar de muito picante mantenha-as). Adicione à frigideira a malagueta picada e a curcuma. Envolva bem.
Junte a carne e as ervilhas cozidas, envolva bem. Depois acrescente o arroz e deixe cozinhar um pouco para que tudo aqueça e absorva os sabores.
Coloque numa travessa e polvilhe com salsa picada.
Fica uma verdadeira delícia e é uma forma rápida de fácil de aproveitar sobras.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário