terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Taco Tuesday de Frango com Legumes

Já vos falei aqui da tradição americana de comer tacos à terça feira, a Taco Tuesday e, aqui pelo blogue, vocês encontram várias sugestões de tacos diferentes. Eu confesso-vos que é um prato que gosto bastante. Pode-se variar imenso, quer na proteína escolhida, quer nos acompanhamentos e é uma bela forma de partilhar uma refeição diferente. Eu gosto de colocar tudo na mesa e cada um monta o seu taco a gosto. 
Desta vez voltamos aos tacos de frango mas preparado de uma forma diferente. Usei coxa de frango sem osso que temperei de véspera e levei ao forno em camadas com cebola e pimento. Depois de cozinhado fatiei tudo e o frango ficou super saboroso com a cebola e o pimento. Foi só preparar alguns legumes de salada, aquecer as tortilhas e levar à mesa. Adoramos.


Ingredientes (para 4 pessoas):
- 6 coxas de frango sem osso e pele
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola grande
- 1 mini pimento vermelho e 1 mini pimento amarelo
- sumo de 1 limão
- 1 dente de alho
- alface a gosto
- couve roxa a gosto
- vinagre q.b.
- maionese para acompanhar (opcional, podem fazer um molho de iogurte ou até nem usar nada)
- tortilhas de trigo (usei integrais que compro no Aldi)


Preparação:
Pode pedir no talho para tirar o osso das coxas e a pele, mas é muito simples de fazer em casa.
Com a coxas prontas, tempere-as. Coloquei-as numa taça e temperei com sal, pimenta, o dente de alho bem picado e o sumo de limão. Deixei a marinar de um dia para o outro, se tiver pressa, deixe uns 30 minutos.
Descasque a cebola e corte em meias luas finas. Faça o mesmo aos pimentos, lave-os bem, retire as sementes e corte em fatias finas (imagem 1).


Numa assadeira coloque 3 coxas de frango bem juntas (imagem 2). Por cima faça uma camada com as fatias de pimento (imagem 3), por cima uma camada com a cebola (imagem 4) e termine com as outras 3 coxas de frango (imagem 5).
Tape bem com folha de alumínio, de forma a apertar bem tudo para que se mantenha junto (imagem 6).
Leve a assadeira ao forno, pré-aquecido a 200ºC e deixe cozinhar 25 minutos. Passado esse tempo, retire a folha de alumínio e deixe mais 5 minutos para ganhar um pouco de cor.

Entretanto prepare os legumes para o acompanhamento. Eu optei por alface que lavei, cortei em tiras e temperei com um pouco de sal e vinagre, e couve roxa que cortei em juliana fina e temperei da mesma forma. Coloque cada um dos legumes numa taça.

Aqueça as tortilhas como indica a embalagem e coloque a maionese numa tacinha (pode preparar uma maionese caseira com alho, maionese de abacate ou, se preferir, use de compra mas de qualidade!).

Quando o frango estiver cozinhado, retire-o da assadeira com cuidado e deixe repousar 5 minutos. Depois trinche-o com uma faca, de forma a cortar tudo, carne, cebola e pimentos. Coloque num prato de servir.

Leve tudo à mesa, o frango com a cebola e pimento, os legumes de salada, o molho escolhido e as tortilhas, de forma a que cada pessoa prepare o seu taco.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. Ainda sou muito esquisita com os legumes, mas talvez um dia faça algo assim :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar