Lombinho no Forno com Batatinhas e Brócolos


Nada me sabe tão bem quanto um assado delicioso, seja de frango, porco ou vaca. Adoro ligar o forno, preparar uma assadeira, colocar lá dentro e esperar que o jantar fique pronto. 
Para além de poupar imenso trabalho (e loiça suja para lavar), cozinhar desta forma no forno poupa-nos imenso tempo. Enquanto o jantar está lá dentro, eu estou a fazer alguma outra coisa que tem de ser feito. E no final temos uma refeição deliciosa, à qual basta juntar uma salada e está pronto a servir. 
Há mais fãs de assados por aqui, ou estou sozinha? 


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco
- 3 batatas médias
- 1 mão cheia de brócolos (usem a quantidade que preferirem)
- azeite q.b.
- sal q.b.
- 1 colher de chá de tomilho seco
- malagueta seca a gosto (opcional, podem temperar com pimenta)
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 folha de louro

Preparação:
Comece por ligar o forno nos 200ºC.
Numa assadeira ou tabuleiro de forno, coloque o lombinho de porco e, à volta, as batatas descascadas e cortadas em cubos grandes.
Tempere tudo com um pouco de sal, polvilhe com o tomilho seco, a malagueta e o pimentão doce.
Regue com um pouco de azeite e misture bem, envolvendo a carne nos temperos e mexendo as batatas, de forma a tudo ficar bem temperado.
Junte a folha de louro, que pode cortar em duas, e leve ao forno durante 30 minutos. 
Passado esse tempo retire a assadeira do forno, vire a carne e acrescente os brócolos, bem lavados e cortados em floretes pequenos. Envolva-os nas batatas e volte a colocar no forno por mais 15 minutos. 
Nota: Nós gostamos dos brócolos ainda crocantes, se preferirem podem cozê-los numa panela com água e depois só acrescentam ao assado quase na hora de servir.
Sirva com uma salada e bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário