quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Bolo de Espumante com Frutos Vermelhos, Mascarpone e Chocolate Branco - Especial Passagem de Ano 2018

Há dois anos preparei este bolo para a passagem do ano. As fotos não sou as melhores, como quase sempre me acontece nas festas. Tiro sempre fotos com o telemóvel, já de noite e cheia de pressa ehehehe mas o bolinho estava uma delícia e bem festivo para a passagem do ano. Adorei o toque que o espumante lhe deu, acho que fica perfeito para esta noite.
Sendo assim é a primeira partilha tendo em vista a próxima festa. Mas fiquem ligados porque nos próximos dias teremos mais duas receitas.


Ingredientes:
Para o bolo:
- 85gr de manteiga à temperatura ambiente
- 125gr de açúcar
- 2 ovos à temperatura ambiente
- 150gr de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 50ml de espumante de boa qualidade

Para a mousse de mascarpone e chocolate branco:
- 200ml de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 250gr de mascarpone
- 100gr de chocolate branco
- algumas gotinhas de sumo de limão

- compota de frutos vermelhos q.b.
- açúcar em pó q.b.
- frutos vermelhos q.b.

Preparação:
Na taça da batedeira coloque a manteiga e o açúcar. Bata até ficar cremoso e adicione os ovos, um a um, sempre sem parar de bater.
Quando estiver homogéneo, desligue a batedeira e acrescente o sal e o extracto de baunilha. Por fim, envolva a farinha e o fermento previamente peneirados e termine adicionando o espumante. Envolva bem e coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35/40 minutos ou até espetar um palito no centro e este sair seco.

Retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco e depois desenforme para que o bolo arrefeça completamente.

Entretanto, na taça da batedeira coloque as natas e comece a bater. Junte o sumo de limão e o açúcar. Bata bem até atingir o ponto de chantilly.  Nessa altura acrescente o mascarpone e bata para ficar homogéneo. Por fim junte o chocolate branco derretido e bata para ficar tudo bem envolvido.
Leve a mousse ao frio para que o chocolate arrefeça completamente e deixe o creme mais firme e estabilizado para conseguir cobrir o bolo.

Com o bolo completamente frio, corte-o em duas parte iguais. Coloque uma das partes do bolo no prato de servir, por cima ponha uma camada generosa de compota de frutos vermelhos e uma camada de mousse de mascarpone e chocolate branco. Cubra com a outra parte de bolo e termine fazendo a cobertura do bolo com a restante mousse de mascarpone.
Decore com frutos vermelhos, umas bandeirolas, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e está pronto a servir.
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário