A Preparar o Natal 2018 VI - Mil Folhas com Profiteroles


Estou viva, não se preocupem. Sim, é verdade que tenho andado bastante ausente, distante das redes sociais e que estou em falta para com vocês. Espero, daqui até ao Natal e depois até à passagem do ano, fazer tudo o que planeei e tenho trabalhado muito nos últimos dias para não vos falhar. Garanto-vos que vêm aí uns dias bem preenchidos, tanto aqui no blogue como no canal de Youtube (podem visitar e subscrever AQUI).
Entretanto, enquanto visitava as mais diversas pastas de fotos das festas de anos anteriores que tenho do meu Drive, verifiquei que existem várias receitas por partilhar aqui no blogue. Decidi então escolher uma delas para hoje e, a eleita, foi este mil folhas com profiteroles. Na altura fez um enorme sucesso e ainda hoje me lembro do factor espanto quando a coloquei na mesa.
Para além de tudo, ficou uma delícia e merece o destaque. Não posso dizer que é a coisa mais simples de fazer, tem alguns passos até obter o resultado final. Mas fica uma delícia e vai espantar toda a gente de certeza.


Ingredientes:
- 1 placa de massa folhada rectangular (costumo usar do Lidl ou caseira)

Para o creme pasteleiro:
- 1 litro de leite 
- 12 gemas
- 250gr de açúcar
- 3 colher de sopa de amido de milho

Para os profiteroles:
- 1,5 dl de água
- 1dl de leite
- 1 pitada de sal
- 100gr de manteiga
- 150gr de farinha
- 4 ovos

Para a cobertura de chocolate:
- 200ml de natas
- 200gr de chocolate negro
- 1 colher de sopa de manteiga



Preparação:
Vamos começar por preparar os profiteroles.
Leve ao lume um tacho com a água, o leite, o sal e a manteiga.
Quando ferver adicione a farinha de uma só vez.
Mexa bem com uma colher de pau para a massa não colar ao tacho enquanto coze.
Retire o tacho do lume e deixe arrefecer um pouco. Quando estiver mais frio, junte os ovos à massa, um de cada vez e amasse bem entre cada adição.
A massa deve ficar lisa.
Coloque-a depois num saco pasteleiro e sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenas bolinhas.
Leve-os a cozer, o forno deve estar quente, a 180ºC.

Entretanto faça o creme pasteleiro.
Leve ao lume o leite e deixe levantar fervura.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Reserve.

Desenrole a massa folhada e corte-a em dois rectângulos iguais. Disponha a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloque outra folha de papel vegetal e um tabuleiro para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhada estar cozida e bem douradinha.

Para a cobertura fiz uma ganache de chocolate.
Aqueça 200ml de natas, das normais para bater.
Quando as natas estiverem quase a ferver desligue-as e adicione 200gr de chocolate para culinária.
Mexa bem para o chocolate derreter. Junte a manteiga e mexa bem para formar um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.

Quando a massa folhada e o creme estiverem frios pode começar a montar o mil folhas. 
Coloque o creme num saco pasteleiro. Sobre o prato coloque um rectângulo de massa folhada para fazer a base. Coloque o creme sobre a massa e disponha o outro rectângulo de massa por cima. Por cima desse coloque também creme.
Recheie os profiteroles com o mesmo creme pasteleiro e mergulhe cada um na cobertura de chocolate. Com cuidado, disponha os profiteroles no topo do mil folhas.

Para a decoração optei por um pouco de fios de ovos, umas decorações natalícias e polvilhei com um pouco de açúcar em pó.


Espero que gostem.

2 comentários: