sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A Preparar o Natal 2018 IV - Tarte Fondant de Chocolate e Laranja

Quando chega Dezembro gosto que aqui o blogue (e o canal de Youtube) se vista a rigor para a quadra. Ao longo das semanas tento sempre partilhar com vocês receitas de doces, de salgados e presentes de comer para, desta forma, contribuir para o vosso Natal. E foi assim que no fim de semana passado, dei por mim a pensar na sobremesa do almoço de domingo, como uma forma de testar mais uma receita alternativa para a vossa ceia. Sim porque, para além dos doces tradicionais, gosto sempre de preparar sobremesas diferentes, espero que vocês também sejam assim. 
Esta tarte de chocolate fica super deliciosa, a base crocante e o recheio bem sedoso a lembrar um fondant. Claro que não precisam esperar para a testar até porque, Natal é sempre que uma pessoa queira por isso, podem e devem experimentar já neste fim de semana. 


Ingredientes:
Para a massa:
- 200gr de farinha de trigo
- 100gr de manteiga sem sal
- 50gr de açúcar em pó
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de água fria

Para o recheio:
- 150gr de chocolate com 70% de cacau
- 100gr de manteiga sem sal
- 150gr de açúcar mascavado 
- 75gr de farinha de trigo
- 6 ovos
- raspa de uma laranja

Preparação:
Comece por fazer a massa. 
Numa taça coloque a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga fria em cubos e, com os dedos, comece a misturar a manteiga nos secos até ficar com uma espécie de migalhas ou de crumble. Nessa altura junte o ovo e amasse até começar a ganhar liga. Junte a água, uma colher de cada vez, sempre a amassar. Pode precisar de mais água ou de menos, por isso deve acrescentar aos poucos. Assim que obter uma massa bem lisa e homogénea, está pronto. Embrulhe em película e coloque no frio a descansar por, pelo menos, 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Passado o tempo de repouso, estenda a massa com o formato da forma. Unte a tarteira com manteiga e forre-a com a massa.
Por cima coloque uma folha de papel vegetal e alguma coisa para fazer peso, eu costumo usar arroz seco, podem usar leguminosas.
Leve a massa ao forno para pré-cozinhar, durante 12 minutos.

Entretanto prepare o recheio.
Leve ao lume um tacho com a manteiga e o chocolate. Assim que derreter e ficar homogéneo, retire do lume e acrescente o açúcar, a farinha e a raspa da laranja. Mexa bem.
Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Apenas acrescente o seguinte, quando o anterior estiver bem envolvido.

Verta o preparado sobre a base da tarte pré-cozinhada e leve novamente ao forno a 180ºC. O tempo de cozedura pode variar entre os 10-15 minutos, mas o ponto certo é quando a sacudir o centro ainda abanar, como se fosse uma gelatina.
Retire do forno e deixe arrefecer. Antes de servir decore com motivos natalícios e polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite Ho Ho Ho.

Sem comentários:

Enviar um comentário