quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Nasi goreng (receita ideal para aproveitamento de arroz)

Nasi Goreng é uma receita típica da Indonésia. É uma espécie de arroz frito, que fica delicio, é muito versátil e perfeito para aproveitar as sobras de arroz. 
Num destes dias havia arroz no frigorífico e eu resolvi experimentar este pitéu. Eu juntei um pouco de bacon e pedacinhos de peito de frango mas, como vos digo, é muito versátil, podem juntar sobras de carne que tenham no frigorífico, peito de peru, camarão, ou fazer uma versão vegetariana. Uma diferença é que, normalmente, o nasi goreng é feito com os ovos cozinhados tipo crepe, depois cortam-se em tiras e envolve-se no arroz, mas eu optei por os cozinhar junto com os restantes ingredientes e ficou uma delícia. Experimentem!


Ingredientes:
- 200gr de arroz basmati cozinhado e frio 
- 2 ovos
- 200gr de peito de frango em tiras fininhas
- 50gr de bacon cortado em cubinhos 
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1 malagueta vermelha
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de molho de soja
- sumo de meio limão



Preparação:
Pique a cebola, os dentes de alho e a malagueta (se preferir, retire as sementes).
Aqueça um wok, ou uma frigideira alta, com um pouco de azeite e acrescente os ingredientes picados bem como o bacon cortado em cubinhos. Deixe saltear durante 2 minutos.
acrescente o molho de soja e o peito de frango em tirinhas finas. Envolva e deixe cozinhar até o frango estar cozinhado.
Adicione o arroz, envolva bem e deixe saltear durante mais 2 ou 3 minutos.
Entretanto com a colher abra dois espaços e, para dentro de cada um deles, parta os ovos. Deixe cozinhar um pouco e, com a colher, mexa para os ovos partirem e envolverem os restantes ingredientes (como se faz nos ovos rotos). 
Depois de tudo bem envolvido, rectifique os temperos e sirva. Eu coloquei o meu nasi goreng dentro de uma taça para dar o formato e depois desenformei para o prato de servir.
Polvilhe com coentros picados e bom apetite.

3 comentários:

  1. Sem dúvidas que é uma execelente opção, até como forma de aproveitamente ou não!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! O arroz está com muito bom aspecto. Nasi Goreng não é uma espécie de arroz frito. Nasi goreng significa "arroz frito", é essa a tradução á letra da palavra. Beijinhos

    www.opecadodagula.com

    ResponderEliminar