Bolo de Chocolate e Vinho do Porto


Ontem foi mesmo um dia difícil. Até às 14h numa sala de espera a ver toda a gente ser atendido na minha frente, um stress que crescia a cada minuto que passava. O tempo estava horrível e eu com uma dor de cabeça absurda. Não via a hora de chegar ao fim do dia e estar em casa. Casa, tanto conforto numa palavra tão pequena...
Juro-vos, sentia-me mesmo um trapo, sei que é por um bem maior, mas esta fase está a ser super cansativa. Mas, bola para a frente.
Como disse no meu Instagram, já não me sentia com qualquer forças para chegar a casa e ainda colocar receita no blogue. Foi apenas fazer o jantar e descansar. Assim, compenso-vos hoje com a receita do bolo que preparei no fim de semana passado e já com ar de Natal.
Espero que gostem e bom fim de semana a todos.



Ingredientes:
- 5ovos
- 180gr de açúcar
- 120gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó 
- 200gr chocolate com 70% de cacau
- 150gr de manteiga sem sal
- 1 cálice de vinho do Porto
- açúcar em pó para decorar

Preparação:
Derreta o chocolate com a manteiga no microondas, pode também fazer em banho-maria. Reserve.
Separe os ovos, numa taça coloque as gemas e noutra as claras. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Misture o chocolate derretido e o vinho do Porto. Envolva bem.
Entretanto bata as claras em castelo. Eu costumo colocar umas pedrinhas de sal para ajudar as claras a ficarem bem presas.
Peneire a farinha e o fermento.

Nesta fase, temos de juntar à mistura de gemas, as claras em castelo e a farinha com o fermento. Comece com um pouco de claras, depois uma parte de farinha e assim sucessivamente até terminar. Misture bem, envolvendo com muito cuidado.

Coloque numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 40 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro, este saia limpo.
Depois de cozido, retire da forma para uma rede e deixe arrefecer.

Decore a gosto. Eu usei já algumas decorações de Natal e um pouco de açúcar em pó.
Bom apetite e bom fim de semana.



1 comentário:

  1. Força :) Para a frente é que é o caminho!
    Quanto ao bolo, está lindo!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar