terça-feira, 30 de outubro de 2018

Tarte com mousse de mascarpone e frutas frescas

Na semana passada tivemos um jantar mas, como era dia de trabalho (tal como no dia a seguir) foi tudo muito simples e rápido. Decidi fazer uma sobremesa com o que havia por casa e assim saiu esta tarte com mousse de mascarpone e frutas (o que havia no frigorífico). No final, o resultado foi bastante agradável, fresco e nada enjoativo. Perfeito para um fim de noite de conversa e boa companhia.


Ingredientes:
Para o bolo:
- 1 ovo
- 50gr de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 150gr de açúcar
- 250ml de leite
- 200gr de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de extracto de baunilha

Para a mousse de mascarpone e chocolate branco:
- 200ml de natas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 250gr de mascarpone
- algumas gotinhas de sumo de limão
- raspa de limão para aromatizar (opcional)

- frutas a gosto para decorar


Preparação:
Ligue o forno a 180ºC e comece por preparar a base de bolo. Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e bata com a batedeira até obter um creme esbranquiçado. Junte depois o ovo, a baunilha e o leite e continue a bater. Acrescente depois a farinha, o fermento e a pitada de sal e envolva tudo muito bem até obter uma massa lisa e homogénea.
Coloque a massa numa forma tipo tarteira com cerca de 26cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve depois ao forno até a base ficar cozida (demorou cerca de 20 minutos).
Retire e deixe arrefecer um pouco, depois desenforme e deixe arrefecer completamente antes de montar a tarte.

Para a mousse, comece por colocar numa taça as natas bem frias, acrescente o sumo de limão e comece a bater com a batedeira, depois vá acrescentando o açúcar aos poucos e bata até formar um chantilly. Nessa altura acrescente o mascarpone e bata até ficar homogéneo e bem firme. Por fim, podem fazer como eu e acrescentar as raspas de um limão para aromatizar a mousse. 

Com a base arrefecida, o que eu fiz foi coloca-la no prato de servir e, com a ajuda de uma faca e de uma colher, eu retirei bocadinhos de bolo do centro da base, de forma a ficar com uma cavidade para colocar a minha mousse. Assim a parte central da base de bolo ficou ainda mais baixinha e a lateral mais alta, fazendo a tal cavidade. Vocês, se preferirem podem deixar a base assim como está e não ter este trabalho. É só colocarem a mousse de marcarpone por cima e terminar com frutas frescas.
Mantenham a tarte no frigorífico até servir e bom apetite!

5 comentários: