quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Legumes à Brás (com batata palha no forno)

Tenho feito, todas as semanas, pelo menos uma refeição sem carne nem peixe. Mas, desde as férias, tenho tentado passar a duas refeições do género por semana. Até agora não me tenho saído nada mal e com as receitas que tenho feito, não temos sentido a falta de carne ou de peixe. Uma dessas refeições foi este Brás de legumes que estava tão delicioso, ao ponto do Bruno, em primeira instância, não se ter apercebido que era vegetariano. 
Ah e a batata foi preparada no forno mas é claro que podem substituir por batata palha de compra.
Fica aqui a sugestão para todos aqueles que querem comer mais legumes mas sem ser apenas saladas ou sopas.


Ingredientes:
- 2 batatas médias
- 1 batata doce média
- 1 cebola
- 1 alho francês
- 1 cenoura
- 1 folha de louro
- 4 ovos
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- salsa picada q.b.
- azeitonas às rodelas a gosto

Preparação:
Descasque as batatas, bem como a batata doce e corte-as em palitos finos. Existem mandolinas que cortam as batatas assim, mas eu uso o meu processador com o disco de cortar juliana maior (tem dois tamanhos).
Costumo apertar a batata para tirar o máximo de água e depois disso coloque numa taça. Regue com um fio de azeite e tempere com um pouco de sal.

Disponha depois as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa camada só e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC, até as batatas estarem cozinhadas e a começarem a dourar. Normalmente a meio da cozedura convém abrir o forno e mexer bem.

Entretanto descasque a cebolas, a cenoura e os dentes de alho. Rale a cenoura, ou pode cortar em juliana como a batata, corte a cebola às rodelas finas,arranje o alho francês e corte-o também fininho e pique os alhos. Leve ao lume um tacho juntamente com um pouco de azeite, a cebola e a folha de louro, deixando refogar até começar a ficar macia. Nessa altura acrescente o alho francês, os dentes de alho picadinhos e a cenoura. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar bem.
Assim que os legumes estiverem macios e as batatas prontas, envolva-as no tacho.

À parte bata depois os ovos e tempere com uma pitada de pimenta. Verta-os sobre a mistura anterior. Vá envolvendo cuidadosamente e em lume brando para os ovos não ficarem demasiado secos.
Sirva o brás, polvilhado com salsa picada e azeitonas às rodelas.
Bom apetite.

6 comentários:

  1. Gosto muito de legumes à brás, de tal modo que passei a meter legumes em tudo o faço à brás, gosto mesmo muito. Eu não tenho é a paciÊncia para fazer as batatas, mas admito que fica mais especial :).

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  2. Adoro à brás, seja do que for. :) Assim com as batatas feitas no forno é ainda melhor. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Se é à brás eu gosto e muito! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. No Forno nunca experimentei fazer as batatas palha mas devem ficar boas

    ResponderEliminar