sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Entremeada de Leitão com Alho e Tomilho

Sempre que vou às compras à Makro, não consigo sair de lá sem trazer uma entremeada de leitão. Eles vendem essas peças de carne congeladas e são uma delícia (bem como outras peças que eles têm por lá, se quiserem, um dia posso falar-vos melhor sobre isto). Logo no domingo a seguir às compras, aproveito o almoço em família para preparar este bem prato. A lista de ingredientes é bem curta, pois não necessitamos acrescentar muita coisa, basta uns temperos, algum amor e muito tempo de forno. Passado umas 3 horas ficamos com uma entremeada que se separa dos ossos e com uma pele bem crocante. Uma verdadeira delícia!
A receita segue já, até porque o fim de semana está a chegar e esta pode ser uma excelente sugestão para o vosso almoço de domingo.


Ingredientes:
- 1 peça de entremeada de leitão (tinha cerca de 1,4kg))
- sal e pimenta preta q.b.
- tomilho q.b.
- 4 dentes de alho

Preparação:
Coloque a carne num tabuleiro mas sobre uma grelha (o objectivo é assar, a gordura cair no tabuleiro e a carne não estar em contacto). Coloque a pele virada para baixo e tempere do lado da carne com sal, pimenta preta, o alho bem picadinho e com o tomilho.
Deixe marinar uma hora (ou de um dia para o outro) e depois ponha a carne no forno previamente aquecido a 150ºC durante cerca de 2 horas. Ao fim desse tempo, vire a entremeada ao contrário (agora com a pele para cima), aumente a temperatura do forno para os 220ºC e deixe cozinhar até tostar a pele (o famoso “crackling”). Tenha muita atenção nesta fase para não queimar!
Retire do forno, deixe a cerne repousar um pouco e corte-a em pedaços pequenos.
Sirva com batatinhas fritas às rodelas bem finas, uma salada e rodelas de laranja.
Bom apetite.

7 comentários: