quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Lamington Cake com compota de Figo e Noz

Quando há uns meses, a Quinta de Jugais me presenteou com um cabaz de compotas, a minha mente fervilhou de ideias. Os seus produtos são de uma qualidade ímpar e eu queria aplica-los em receitas que elevassem, ainda mais, a sua qualidade. Foi assim que preparei umas mini tarteletes incríveis com compota de morango e de pera, depois trouxe-vos um semifrio com compota de framboesas e mousse de mascarpone e chocolate branco (a combinação mais que perfeita) e hoje trago-vos este lamington cake delicioso, com compota de figos e nozes.
A ideia deste bolo surgiu quando vi esta receita no Recanto com Tempero da Ana G. Neves. Já andava há imenso tempo para experimentar lamingtons, uns bolinhos quadrados, originários da Austrália, cobertos com chocolate e coco e recheados de compota. Mas só quando vi a sugestão da Ana é que o meu cérebro de iluminou. O frasco da compota de figo piscou-me o olho e eu comecei a imaginar que a combinação de figo, chocolate e coco me parecia muito bem.
E foi assim que saiu este belo bolo, que ficou realmente delicioso e fez as nossas delícias num almoço de família, mas que é igualmente perfeito para uma mesa de festa. 
Venham daí e vamos juntos adoçar esta semana que está agora a meio.




Ingredientes:
Para o bolo:
- 280gr de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal 
- 120gr de manteiga sem sal
- 200gr de açúcar amarelo
- 3 ovos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 40gr de coco ralado
- 300ml de leite
Para o recheio:
- 150gr de queijo mascarpone
- 1 colher de sopa de açúcar
- 100ml de natas
Para a cobertura:
- 150gr de chocolate com 50% de cacau
- 100ml de natas 
- coco ralado q.b.



Preparação:
Comece por ligar o forno no 170ºC e prepare a forma (usei uma quadrada, mas podem usar redonda com 20cm de diâmetro). Unte bem a forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, para ser mais fácil desenformar o bolo.

Numa taça coloque a farinha, o fermento e o sal. Misture bem e reserve.
Noutra taça, à parte, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um, batendo nem entre as adições. Acrescente o extrato de baunilha e o coco ralado e bata até ficar homogéneo. 
A este preparado acrescente metade da farinha (que misturamos anteriormente com o fermento e o sal) e envolva bem. Junte o leite e, por último, a restante farinha. Envolva delicadamente até obter uma massa homogénea e sem bater demasiado.

Verta a massa na forma e leve ao forno por 40/45 minutos, ou até estar cozido (faça o teste do palito para ter a certeza). 
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco dentro da forma, depois desenforme e deixe arrefecer completamente. 

Vamos preparar a cobertura.
Parta o chocolate em pequenos pedaços e coloque numa taça. Aqueça as natas até começarem a ferver e verta-as sobre o chocolate. Mexa bem para o calor das natas derreter o chocolate e bata até obter uma ganache bem brilhante. 
Corte o bolo no sentido longitudinal para ficar com duas partes iguais.
Cubra uma das metades do bolo, a que vai ficar por cima, com o chocolate derretido. A metade que vai ficar por baixo, barre apenas as laterais com o chocolate. Polvilhe toda a superfície de bolo, que esteja barrada com chocolate, com o coco ralado e reserve.

Entretanto bata o queijo mascarpone com o açúcar. Adicione as natas e bata até obter uma espécie de chantilly firme. Coloque este creme num saco pasteleiro com boquilha em forma de estrela.
No prato de servir, coloque a camada de bolo que vai ficar por baixo. A toda a volta faça um anel de creme de mascarpone (eu fiz dois anéis, dei duas voltas). No meio coloque a compota de figo e noz e alise.

Cubra com a segunda parte de bolo e, com o restante creme de mascarpone, faça o acabamento a toda a volta, de forma a tapar a emenda do bolo.
Decore a gosto e sirva.
Bom apetite.

Muito obrigada à Quinta de Jugais por estes produtos maravilhosos!!


8 comentários:

  1. Ficou um bolo fantástico, até deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Isso é que são boas formas de usar os doces, que excelente bolo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolo. Ai que belo pecado pecaminoso.
    Já comia uma fatia bem pequenina para não dar cabo da dieta.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Irresistível!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  5. Adoro lamingtons, especialmente se recheados com marmelada. Agora fiquei com vontade de provar o teu e a ideia de fazer estes deliciosos bolos em formato grande ^_^

    ResponderEliminar
  6. Esta combinação não me passaria na cabeça, mas agora que aqui vejo a receita e que imagino os sabores, acho que deve mesmo ter ficado uma maravilha!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar