Costeletas de Porco com Sidra de Maçã


Maçã e carne de porco é uma combinação que eu acho irresistível. Gosto bastante seja com puré de maçã ou até com gomos de maçã caramelizada, é um acompanhamento que casa na perfeição. Daí que cozinhar costeletas de porco com sidra de maçã seja uma excelente ideia. 
A carne ficou super suculenta e o molho bem apurado e delicioso, perfeito para servir com um puré de batata e couve flor que é já um dos favoritos cá de casa.
Esta receita é uma adaptação da que costumo fazer com cerveja e que já anda há muito tempo aqui pelo blogue. Mas sinceramente fiquei ainda mais fã desta versão com sidra. Espero que experimentem e me digam o que acham.

Entretanto, ontem fiz a minha meal prep e decidi gravar um vídeo, mas que apenas deverei publicar em Agosto, na altura das férias (ando a ver se organizo para deixar vídeos e posts prontos a sair). Mas lembrei-me de tirar algumas fotos e partilhei hoje no stories do Instagram. Por isso, se precisam de ideias passem pelo meu perfil, adicionem-me e vejam o stories com atenção. Podem clicar AQUI.

E ainda (para finalizar, juro!) no Cláudia's Experiences, há post sobre o hotel em que ficamos hospedados em Viena. Passem por lá para ler (cliquem AQUI).


Ingredientes:
- 3 costeletas do cachaço
- 1 sidra de maçã 330ml
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 cenoura grande
- sal q.b.
- piri piri seco q.b.
- farinha q.b.
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- azeite q.b.
- salsa picada a gosto


Preparação:
Aqueça um tacho com um fio de azeite. 
Entretanto tempere as costeletas com sal, pimenta e passe-as por farinha. Assim que o azeite estiver bem quente coloque as costeletas e sele-as de ambos os lados.

Quando as costeletas tiverem ganho cor, acrescente a cebola cortada em meias luas finas, a cenoura cortada em pedacinhos, o alho picado e a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco e depois acrescente a polpa de tomate, um pouco de sal e eu juntei uns flocos de piri piri seco, mas pode optar por acrescentar pimenta (fica ao gosto de cada um).

Cozinhe uns minutos e vire as costeletas. 
Refresque com a sidra e deixe cozinhar até as costeletas estarem macias e o molho apurado. Rectifique os temperos.
Antes de servir, polvilhe com salsa picada e acompanhe com puré de batata e couve flor, ou arroz branco.
Bom apetite!

9 comentários:

  1. Também sou fã da combinação de carne de porco e maçã, é mesmo muito bom. Que boa sugestão esta!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca combinei carne de porco com maçã (também só muito raramente como carne de porco, não sou a maior fã). Agora fiquei curiosa! Mas acredito que seja uma boa dupla, e que essas costeletas tenham ficado uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  3. Costumo fazer com cerveja, mas gosta da ideia da sidra de maçã! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Apetitoso ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de costeletas estufadas mas agora já não faço. Deixamos quase de comer carne de porco, muito raramente compro lombo para assar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/07/bacalhau-ze-do-pipo.html

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma excelente combinação!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar