Pizza Night


Estes dias preparei uma noite de pizzas e até pensei em gravar em vídeo para vos mostrar, mas na altura não se proporcionou (talvez em outra altura).
Eu faço a minha massa da forma que aprendi com uma italiana de gema e garanto-vos que fica uma delícia. 
Em Itália eles presam muito a sua massa de pizza, é feita com ingredientes básicos mas com muito amor e uma forma de levedação que a torna diferente (ler deliciosa). A massa leveda duas vezes e demora praticamente 24 horas a ficar pronta, mas no final compensa e muito. Não dá mais trabalho do que o normal, apenas necessitam de um pouco de organização e paciência. Digo organização porque, como demora 24 horas a ficar pronta, já sabem que têm de a começar a preparar no dia anterior a usar. 
Mas chega de blá blá blá e venham daí à receita.


Ingredientes para a massa (deu para as 2 pizzas da imagem):
- 150ml de água morna
- 250gr de farinha de trigo
- 1 saqueta de fermento desidratado
- sal q.b.
- 1 colher de sopa de azeite

Preparação:
Dissolva o fermento na água.
Numa taça coloque a farinha, adicione o sal num cantinho, abra um pequeno buraco no meio e junte a água e o azeite. Amasse bem até formar uma bola.
Coloque a massa na bancada polvilhada com farinha e amasse-a durante uns 5 minutos até ficar bem lisinha.
Volte a colocar a massa numa taça untada com um pouco de azeite, tape com um pano e deixe levedar até dobrar de tamanho. Este tempo de levedação depende da temperatura ambiente e da humidade, mas 2 horas deveram ser suficientes.
Passado esse tempo, divida a massa em duas partes iguais e forme bolas com ela. 
Disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal ou película aderente, cubra com película e leve ao frigorífico durante 16 horas. 

No dia seguinte, polvilhe a bancada com sêmola de milho e, com as mãos estique a massa e dê-lhes um formato minimamente redondo. E repito e em voz alta, COM AS MÃOS! Os italianos não esticam a massa da pizza com o rolo da massa, porque o rolo pode fazer com que a massa perca o ar que demoramos quase 24 horas a incorporar. (É por todos estes pormenores que eu gostava de ter feito o vídeo).

Ligue o forno a 220ºC para estar bem quente.
Os toppings ficam muito ao vosso gosto. Eu optei por fazer uma pizza bianca, muito típica em Roma para acompanhar queijo e presunto. Ou seja, por cima da base apenas se coloca um fio de azeite e ervas secas (eu optei por oregãos). Levei assim ao forno e depois coloquei fatias de presunto e queijo para acompanhar. Fica uma delícia.

À outra base acrescentei molho de tomate caseiro, pepperoni e queijo mozzarella. Levei ao forno até estar cozida e o queijo bem derretido.

Espero que gostem das minhas sugestão.
Bom apetite.

8 comentários:

  1. Gosto tanto de comer e fazer pizza.
    A ver se faço este fim de semana.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/06/arroz-de-pesto.html

    ResponderEliminar
  2. Cláudia obrigada por partilhares estas pérolas!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  3. Não sei se já comi massa de pizza dessa, mas que tem um aspecto muito bom, lá isso tem! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Faço algumas vezes e ficam tão deliciosas, mas eu misturo o azeite depois, junto a farinha com a agua, o fermento e o sal, até estar unida, depois retiro para a bancada, abro o buraco e junto o azeite e depois trabalho-a durante uns 10 minutos, até estar bem ligada e elástica.

    Pizzas caseiras são do melhor que há, faço um molho de tomate caseiro maravilhoso e o sabor compensa muito o trabalho que dá =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  5. Que óptimo aspecto :D
    Acho que é uma das receitas que tenho de experimentar :D :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nhamy!!! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. Adorei, fiquei já com vontade de colocar a mão na massa.

    ResponderEliminar