sexta-feira, 22 de junho de 2018

Geladinhos de Baunilha e Frutos Vermelhos

A sexta feira chegou e o fim de semana está aí à porta.
Normalmente a sexta feira é dia de vídeo novo no canal mas esta semana, por motivos técnico-táticos, tive de adiar para amanhã. Mas, estejam atentos, porque é um vídeo com 4 receitas, 3 salgadas e 1 doce e vocês não se vão arrepender de ir ver. Aproveitem que o vídeo só sai amanha e, se ainda não conhecem o meu canal, cliquem AQUI e vão lá espreitar. Tenho a certeza que vão encontrar algumas receitas para testar já no fim de semana.
Entretanto eu trago-vos uns gelados de baunilha e frutos vermelhos, que ficaram uma delícia e são bem fáceis de fazer. Bora lá preparar uns geladinhos para o fim de semana?

No meu outro blogue, Cláudia's Experiences, já publiquei a sugestão de ementa semanal (AQUI) e mais outro post bem saboroso (AQUI).


Ingredientes: (para 12 gelados):
- 4 ovos
- 100gr de açúcar
- 300ml de natas
- 1 vagem de baunilha 
- sumo de meio limão

Para o molho de frutos vermelhos:
- 150gr de frutos vermelhos (podem usar congelados)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- sumo de meio limão


Preparação:
Comece pelo molho de frutos vermelhos que tem de arrefecer.
Coloque os frutos num tacho, adicione o açúcar e o sumo de limão.
Leve ao lume para os frutos cozinharem e formar um molho. Vá mexendo bem e esmague alguns frutos conforme ficam cozidos. Demorou cerca de 10 minutos a ficar pronto.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.

Separe as claras das gemas. Com o batedor, bata as claras até começarem a fazer espuma. Nessa altura adicione o açúcar, aos poucos e sempre a bater. Queremos obter um merengue bem firme e brilhante. Nessa altura adicione as gemas e envolva ao de leve. Reserve.

Numa taça coloque as natas que devem estar bem frias. Abra a vagem de baunilha a meio, raspe as sementes e adicione às natas. Adicione o sumo de limão e bata até as natas ficarem firmes.
Misture os dois preparados, suavemente para obter um creme bem leve. 

Montagem:
Nas formas, coloque duas colheradas de gelado, depois um pouco de molho, mais um pouco de gelado, molho de frutos vermelhos e termine com gelado. Com um palito de espetadas ou um garfo pequeno, misture ao de leve para criar um efeito marmoreado. 
Coloque os pauzinhos de gelados ou as tampas e leve ao congelador de um dia para o outro.
Bom apetite!

4 comentários: