sexta-feira, 18 de maio de 2018

Bolo Tiramisu

Com o sol a brilhar e o calor a apertar já só apetece sobremesas frescas como gelados e semifrios. Por isso que decidi guardar a receita que vos trabalho hoje para uma altura de temperaturas mais agradáveis e, acho que este é o momento certo. Trata-se de uma espécie de semifrio mas de tiramisù, com bolo de baunilha em vez dos tradicionais biscoitos de champanhe. 
Eu adorei o resultado final desta sobremesa, um bolo amanteigado com sabor suave a baunilha, embebido em calda de café e uma mousse muito rica e suave. 
Para quem gostar do sabor do tiramisù tem aqui um bolo incrível e vocês já sabem que por aqui nós somos meio italianos.
Espero que experimentem e depois me digam o que acharam.
Bom fim de semana.

Hoje no Cláudia's Experiences há um novo post sobre promoções e poupança (AQUI) e nova sugestão de ementa semanal (AQUI).



Ingredientes:
Para o bolo:
- 4 ovos
- 175gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 175gr de açúcar
- 175gr de farinha de trigo
- 1 colher de fermento
- 1 colher de chá de extracto de baunilha

Para a calda:
- 1/2 chávena de água
- 1 colher de sopa de café solúvel (ou 1/2 chávena de café bem forte)
- 1/4 chávena de açúcar

Para a mousse de tiramisù:
- 6 gemas
- 100gr de açúcar
- 500gr de mascarpone
- 200ml de natas
- 2 folhas de gelatina incolor
- algumas gostas de limão
- cacau em pó q.b.


Preparação:
Comece por preparar o bolo porque precisa de tempo para arrefecer.
Ligue o forno nos 180ºC.
Na taça da batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata até ficar cremoso. Acrescente os ovos, um a um, sem parar de bater e quando estiver bem envolvido junte o extracto de baunilha.
Acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva delicadamente.
Divida a massa por duas formas com 24cm de diâmetro, bem pinceladas com manteiga e polvilhadas com farinha. Se apenas tiver uma forma, pode cozer o bolo todo junto, deixar arrefecer e com cuidado cortar a meio.
Coloque as formas no forno até o bolo estar cozido, demorou cerca de 15 minutos. 
Retire, desenforme e deixe arrefecer completamente.

Para preparar a calda é muito simples. Coloque numa caçarola a água, o café solúvel e o açúcar. Leve ao lume, mexa bem. Quando ferver e o açúcar estiver bem dissolvido, retire do lume.

Agora vamos à mousse. Comece por colocar demolho em água bem frias as folhas de gelatina.
Depois, numa taça que possa ser aquecida ao lume, coloque as gemas e o açúcar. 
Coloque a taça em banho-maria e bata com a batedeira até a mistura dobrar de tamanho (uns 10 minutos deverá ser suficiente). Retire do lume e bata mais um pouco para arrefecer mais depressa.

Em outra taça coloque as natas e junte umas gotas de limão. Bata até estar próximo de atingir ponto de chantilly e nesta altura acrescente o mascarpone. Continue a bater até obter uma mistura homogénea e bem cremosa. 
Na sequencia acrescente o creme de gema e envolva bem.
Escorra as folhas de gelatina e, em banho-maria ou no microondas, aqueça até ficar com uma consistência liquida.
Acrescente em fio ao creme e envolva bem.

Para a montagem eu coloque o aro da forma com 24cm no prato em que vai servir. No fundo coloque uma das bases de bolo, regue com calda de café, por cima metade do creme e depois a outra parte do bolo e regue essa parte do bolo com mais calda de café. Leve ao frigorífico umas 2 horas até ficar mais firme. 
O restante creme de tiramisù coloque num saco pasteleiro com boquilha lisa e leve também ao frio para solidificar um pouco.
Quando já estiver mais firme, retire o bolo e o restante creme do frio e faça pequenas bolinhas no topo do bolo. Leve novamente ao frio por mais umas 2 horas para que fique bem firme.
Antes de servir, retire o aro com cuidado, passe uma faca na lateral para ajudar e polvilhe todo o bolo com um pouco de cacau em pó.
Bom apetite.


6 comentários: