quinta-feira, 12 de abril de 2018

Tarte Frangipane com Cobertura de Glacé

Hoje de manha dei por mim a ver um vídeo que um jovem youtuber português bastante conhecido. Quero desde já realçar que eu não tenho nada contra os youtubers em questão mas o vídeo era, como é que eu devo dizer isto.... Não sei que adjectivo lhe colocar mas deixou-me assustada. 
Como vocês sabem, e eu já aqui falei várias vezes sobre o assunto, eu (ainda) não tenho filhos mas não é por isso que o assunto me vai passar ao lado. As nossas crianças são o alvo de conteúdo no Youtube que não me parece adequado, começando pelo péssimo português presente nos vídeos. 
Eu sei que os pais é que têm de educar mas, e falando mais concretamente do vídeo que me enviaram hoje e eu perdi uns minutos a ver aquilo (foi mesmo tempo perdido, acreditem), o autor do mesmo queria fazer uma parvoíce e foi impedido pelo gerente do local em questão. O youtuber estava todo chateado porque foi impedido de fazer o seu vídeo e que este país não vai para a frente porque, imaginem só, existem regras e pior ainda há quem as faça cumprir. Os comentários eram quase todos eles de miúdos a idolatrar o autor e revoltados com o facto do outro senhor tem feito com que as regras fossem cumpridas. Aquilo assustou-me à brava e fiquei a pensar que, de facto, não deve ser nada fácil ser pai nos dias de hoje.
Não me levem a mal, volto a referir que não tenho nada contra os jovens youtubers deste país mas, apesar de jovens, têm de perceber que existem leis/regras para todo e qualquer cidadão. E sabendo que são influenciadores para uma boa parte dos miúdos deste país, podiam ter um pouco mais de sensibilidade com o conteúdo que publicam. 
Outra coisa que me deixa assustada é o facto das marcas/empresas não terem o mínimo de sentido de responsabilidade civil. Muitos destes youtubers têm altos patrocínios de marcas que, pelos vistos, se estão a borrifar para o conteúdo, apenas querem saber que vão chegar a milhares de jovens.
Bem, isto é um desabafo não me levem a mal, mas hoje estou assim como o tempo. Para alegrar sai uma tarte frangipane com uma cobertura deliciosa de glacé de limão.




Ingredientes:
Para a massa:
- 375gr de farinha
- 50gr de açúcar em pó
- 200gr de manteiga
- 1 ovo

Para o recheio:
- 125gr de manteiga sem sal
- 125gr de açúcar
- 2 ovos 
- 50gr de farinha de amêndoa
- 2 colheres de sopa de extracto de baunilha
- geleia ou compota q.b.

Para a cobertura:
- 100gr de açúcar em pó
- sumo de limão q.b.
- amêndoa laminada torrada q.b.


Preparação:
Começando pela massa, coloca-se a farinha, o açúcar e a manteiga num processador de alimentos (ou numa taça e fazem a massa à mão). Processe até ficar em migalhas. 
Adiciona-se o ovo e volta-se a ligar o processador.
Coloca-se sobre a bancada de trabalho, polvilhada com um pouco de farinha, forma-se uma bola e embrulha-se em película aderente. Vai ao frigorífico pelo menos 1 hora.

Para o frangipane coloque noutra taça a manteiga à temperatura ambiente e o açúcar. Bata tudo.
Adicione os ovos e bata novamente.
Por último junte a farinha de amêndoa e o extracto de baunilha.
Retire a massa do frigorífico. 
Unte uma tarteira com manteiga e reserve.
Polvilhe a bancada com farinha e estique a massa com cuidado.
Forre bem a tarteira com a massa e pincele-a com uma geleia ou compota a gosto. Eu usei geleia de marmelo.
Por cima, coloque o creme frangipane e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante +/- 30 a 40 minutos.
Depois de cozida, deixe-a arrefecer um pouco e desenforme. 

Enquanto a tarte arrefece completamente prepare o glacé.
Numa tigela coloque o açúcar em pó e adicione algumas gotas de sumo de limão. Mexa bem até estar homogéneo e fluido, se precisar acrescente mais umas gotas de limão.
Espalhe o glacé por cima da tarte (fria!) e termine com a amêndoa laminada.
Bom apetite.

6 comentários:

  1. Partilho totalmente da tua opinião! Na casa dos meus pais existem pratos iguais a esse teu das flores. :) A tarte está com um aspecto de babar. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que te posso eu dizer? Sou mãe de duas crianças e é um desafio educar, tentar educar e formar um ser humano neste mundo. A sério que não é fácil, e é um desafio muito grande, aliás o maior da minha vida e acredito que o de muitos pais ( quero acreditar nisso). Quanto à tarte, essa está de babar!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  3. Como mãe de dois, assusta-me imenso a influência que estes jovens podem ter... só podemos dar-lhes a melhor educação que conseguirmos, estarmos presentes e atentos e rezarmos para não se deixem levar por estas influências...
    Quanto à tarte, maravilhosa!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Ficou mesmo linda! Imagino o sabor...
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo, este mundo assusta bastante. Quanto à tarte, parece-me deliciosa.

    ResponderEliminar
  6. Ai que isso não vale, que coisa tão pecaminosa e eu de dieta!

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/tagliatelli-do-mar.html

    ResponderEliminar