Vamos Preparar o Natal 2017 VIII - Charlotte de Frutos Vermelhos


Andava eu a ver as fotos dos meus doces do Natal 2016 e fiquei desiludida. As fotos estão horríveis. Ponto!
Acontece-me sempre isto. A casa muito quente, o tempo limitado e a falta de jeito. Tudo somado dá umas fotos más. Mas, mesmo assim (e com muita vergonha) vou partilhar com vocês uma das receitas que fiz no ano passado. Porque foi adorada por toda a gente, desapareceu num instante e não pode ficar no baú.
Falo-vos desta deliciosa charlotte de frutos vermelhos.


Ingredientes:
- 600ml de natas bem frias
- 1 limão
- 1 lata de leite condensado
- 4 folhas de gelatina incolor
- 300gr de frutos vermelhos variados
- Palitos Mousse D'or Roche (ou palitos de champanhe convencionais) a gosto
- sumo de uma laranja
- frutos vermelhos e hortelã para a decoração

Preparação:
Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar numa taça, com água bem fria.
No liquidificador (ou no copo da varinha mágica) coloque os frutos vermelhos e triture até formar um puré. Adicione o leite condensado e triture um pouco mais para envolver bem. Reserve.

Na taça do bater coloque as natas que devem estar bem frias. Comece a bate-las e vá juntando sumo de limão para ajudar a ganhar corpo. Quando obtiver uns picos firmes mas cremosos, para de bater.

Escorra as folhas de gelatinha reservando um pouco de água, muito pouco mesmo, por exemplo 1 colher de sopa. Leve ao microondas alguns segundos (entre 10 e 20, depende da potência do mesmo). O importante é não aquecer demasiado, apenas o suficiente para dissolverem.

Junte o puré de frutos vermelhos e leite condensado às natas e envolva delicadamente. Adicione a gelatina dissolvida e volte a envolver.

Coloque um aro num prato. À volta disponha os palitos de champanhe com as pontas inferiores cortadas, de forma a assentarem bem e não caírem. Aproveite ás sobras para colocar no fundo da forma. Cubra todo o fundo com palitos de champanhe e regue-os com o sumo de laranja, assim os palitos do fundo ficam molinhos e é mais fácil cortar, para além de que o sumo da laranja dá um sabor maravilhoso.

Verta todo o preparado de forma delicada. Leve ao frio até à hora de servir, pelo menos durante 8 horas mas o ideal seria de um dia para o outro.
Na hora de servir decore com morangos, polvilhe com açúcar em pó e à volta coloque um belo laço. Está pronto a servir.
Bom apetite.

6 comentários:

  1. Tem um aspecto óptimo e ficou tão linda que mesmo que a foto fosse má ela ia brilhar. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta sobremesa e assim de frutos vermelhos é a minha preferida :)
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  3. No dia de Natal é muito complicado tirar fotos, pelo menos por mim falo, é tanta coisa para fazer que a parte das fotos é complicada, mas sinceramente não acho que esteja má, dá para ver perfeitamente a beleza que nos mostras!! Bela sugestão! Que desfile de coisas boas vai pelo teu cantinho! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a foto está muito bonita. Sabes, acho que nós é que somos exigentes e achamos que nada fica bem. Por mim falo, pois acho que as minhas fotos nunca ficam como deviam. A sobremesa, essa é deliciosa, ninguém duvida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Está bem bonita, vistosa ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  6. Não acho nada feia a foto!! Muito pelo contrário! Deu-me cá uma fomeca... :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar