quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Ervilhas com ovos de cordoniz

Sabem aquelas comidas que nos confortam a alma e o estômago? Ervilhas com ovos escalfados, para mim, é daqueles pratos que mais conforto me dão. Mas, ao contrário de algumas pessoas, eu gosto de fazer um prato mais substancial e em vez de colocar um pouco de bacon, gosto de usar entremeada de porco. Desta vez substitui os ovos de galinha, por uns ovinhos de codorniz que ficaram um mimo. 


Ingredientes: 
- 1 cebola picada 
- 2 dentes de alho picados 
- azeite q.b. 
- sal e pimenta q.b. 
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate 
- 1 folha de louro 
- salsa q.b. 
- 250gr de entremeada de porco 
- 1/4 de morcela 
- 400gr de ervilhas 
- 6 ovinhos de codorniz 
- 400ml de caldo (usei caseiro, podem usar de compra ou até água) 

Preparação:
Leve um tacho ao lume com a cebola e um fio de azeite. Quando começar a cozinhar adicione os alhos picados e a folha de louro. Deixe puxar um pouco.

Adicione a entremeada cortada em cubos e frite a carne. Tempere de sal (apenas uma pitada, no final rectifica-se), pimenta e junte a polpa de tomate. Refresque com o caldo (ou água), junte um raminho de salsa e deixe cozinhar uns 20 minutos. 

Quando a carne começar a ficar cozinhada é a altura de adicionar as ervilhas. Se não tiver liquido que chegue, adicione um pouco de água quente. Junte então as ervilhas e a morcela cortada em rodelas (usei apenas 1/4 de morcela para dar algum sabor e tempero). Cozinhe cerca de 10 minutos e rectifique os temperos.

Abra uns espacinhos e adicione os ovos para estes escalfarem no próprio molho ou então faça como eu fiz e escalfe os ovos numa panela à parte com água a ferver temperada de sal. Tenha em atenção que os ovos de codorniz são muito pequeninos. Os de galinha eu deixo escalfar durante 3 minutos pois gosto da gema liquida, os de codorniz ficam prontos muito mais depressa.

Sirva com fatias de pão torrado.


8 comentários:

  1. Eu gosto muito de ervilhas com ovos escalfados! A minha mãe juntava chouriço ou linguiça e ainda batata! Qualquer dia tenho de experimentar com bacon pois eu adoro bacon! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de ervilhas com ovos escalfados e faço várias vezes. Mas assim com carne ainda não fiz. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito! É mesmo típica comida de conforto! :)
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Bom adoro este prato. Costumo fazer com bacon, mas também já fiz com entermeada. O que não pode mesmo faltar é o pão para molhar no molho, especialmente o pão torrado como mostras!!! Que bom! Os teus ovinhos ficaram um mimo ( nunca provei esses!).

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de ovos escalfados em cama de ervilhas. Nunca me lembrei fazer com ovos de codorniz. Belissima sugestão. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/dia-um-na-cozinha-e-um-caldeirao-de.html

    ResponderEliminar
  6. Hoje só me apetecia um prato de conforto e estas ervilhas tinham vindo mesmo a calhar :)
    Beijinhos ...
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  7. Adoro ovos. De qualquer forma. Ao lado de minha casa há uma quinta que tem galinhas, gansos, codornizes, perdizes e os donos dão-me sempre ovos. Mas de codorniz nunca comi escalfados. Deve ter ficado uma delicia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que colorido lindo!!! ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar