Ervilhas com ovos de cordoniz


Sabem aquelas comidas que nos confortam a alma e o estômago? Ervilhas com ovos escalfados, para mim, é daqueles pratos que mais conforto me dão. Mas, ao contrário de algumas pessoas, eu gosto de fazer um prato mais substancial e em vez de colocar um pouco de bacon, gosto de usar entremeada de porco. Desta vez substitui os ovos de galinha, por uns ovinhos de codorniz que ficaram um mimo. 


Ingredientes: 
- 1 cebola picada 
- 2 dentes de alho picados 
- azeite q.b. 
- sal e pimenta q.b. 
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate 
- 1 folha de louro 
- salsa q.b. 
- 250gr de entremeada de porco 
- 1/4 de morcela 
- 400gr de ervilhas 
- 6 ovinhos de codorniz 
- 400ml de caldo (usei caseiro, podem usar de compra ou até água) 

Preparação:
Leve um tacho ao lume com a cebola e um fio de azeite. Quando começar a cozinhar adicione os alhos picados e a folha de louro. Deixe puxar um pouco.

Adicione a entremeada cortada em cubos e frite a carne. Tempere de sal (apenas uma pitada, no final rectifica-se), pimenta e junte a polpa de tomate. Refresque com o caldo (ou água), junte um raminho de salsa e deixe cozinhar uns 20 minutos. 

Quando a carne começar a ficar cozinhada é a altura de adicionar as ervilhas. Se não tiver liquido que chegue, adicione um pouco de água quente. Junte então as ervilhas e a morcela cortada em rodelas (usei apenas 1/4 de morcela para dar algum sabor e tempero). Cozinhe cerca de 10 minutos e rectifique os temperos.

Abra uns espacinhos e adicione os ovos para estes escalfarem no próprio molho ou então faça como eu fiz e escalfe os ovos numa panela à parte com água a ferver temperada de sal. Tenha em atenção que os ovos de codorniz são muito pequeninos. Os de galinha eu deixo escalfar durante 3 minutos pois gosto da gema liquida, os de codorniz ficam prontos muito mais depressa.

Sirva com fatias de pão torrado.


9 comentários:

  1. Eu gosto muito de ervilhas com ovos escalfados! A minha mãe juntava chouriço ou linguiça e ainda batata! Qualquer dia tenho de experimentar com bacon pois eu adoro bacon! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de ervilhas com ovos escalfados e faço várias vezes. Mas assim com carne ainda não fiz. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito! É mesmo típica comida de conforto! :)
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Bom adoro este prato. Costumo fazer com bacon, mas também já fiz com entermeada. O que não pode mesmo faltar é o pão para molhar no molho, especialmente o pão torrado como mostras!!! Que bom! Os teus ovinhos ficaram um mimo ( nunca provei esses!).

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de ovos escalfados em cama de ervilhas. Nunca me lembrei fazer com ovos de codorniz. Belissima sugestão. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/dia-um-na-cozinha-e-um-caldeirao-de.html

    ResponderEliminar
  6. Hoje só me apetecia um prato de conforto e estas ervilhas tinham vindo mesmo a calhar :)
    Beijinhos ...
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  7. Adoro ovos. De qualquer forma. Ao lado de minha casa há uma quinta que tem galinhas, gansos, codornizes, perdizes e os donos dão-me sempre ovos. Mas de codorniz nunca comi escalfados. Deve ter ficado uma delicia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi, mas não há nada como experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Que colorido lindo!!! ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar