sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Pannacotta de Maracujá com Triângulos de Massa Folhada e Limão

Venho um pouco tarde mas venho, não ia de fim de semana sem publicar uma receita docinha. Num dia destes, queria servir uma sobremesa e não sabia muito bem o que fazer. Ao olhar para a fruteira, vi os maracujás e a partir daí, surgiu estas pannacottas. Uma base de massa folhada no frigorífico, deu o mote as triângulos para acompanhar as pannacottas. 
Ficou uma sobremesa deliciosa e muito fácil de fazer, foi do agrado de toda a gente.
Espero que gostem. Bom fim de semana, aproveitem bem!


Ingredientes:
Para a pannacotta:
- 400ml de natas
- polpa de 8 maracujás (podem usar polpa de lata)
- 100gr de açúcar
- 3 folhas de gelatina

Para os triângulos de massa folhada:
- 1 placa de massa folhada rectângular
- 3 colheres de sopa de açúcar
- raspa de um limão
- 1 clara de ovo


Preparação:
Coloque as folhas de gelatinas de molho em água fria.
Num pequeno tacho coloque as natas, o açúcar e a polpa de maracujá. Misture tudo e leve ao lume e aqueça até o açúcar se dissolver (não precisa ferver). Mexa sempre com uma vara de arames para ficar sem grumos.
Esprema as folhas de gelatina e junte-as às natas. Misture bem para as folhas de gelatina dissolverem.
Verta o preparado em pequenos copos e leve ao frio até solidificar. Os meus estiveram no frigorífico de um dia para o outro.

Prepare os triângulos de massa folhada e limão:Ligue o forno no 190ºC e tenha dentro um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Desenrole a massa folhada (eu uso sempre a rectângular do Lidl). Divida a massa folhada ao meio no sentido horizontal ficando com dois rectângulos. Divida cada um deles em três quadrado iguais. Cada um destes quadrados deve ser dividido em quatro triângulos (agora que escrevo percebo que devia ter tirado foto). É muito simples, quando começarem a cortar irão perceber isso mesmo.

Bata ligeiramente a clara de ovo com um garfo e pincele cada triângulo. À parte misture o açúcar com a raspa de limão e polvilhe todos os triângulos de massa com esta mistura.
Disponha os triângulos no tabuleiro que já deve estar quente (desta forma irão ficar mais crocantes no fundo) e leve ao forno até ficarem ligeiramente dourados. Não deixe os seus triângulos cozerem em demasiado para que a raspa de limão não fique amarga.

Sirva as suas pannacottas acompanhadas pelos triângulos de massa folhada e limão. 
Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário