sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Hambúrguer com ovo escalfado e cebola caramelizada

Quando vi o tema para este mês, do desafio do grupo Dia Um... Na Cozinha! sabia que tinha de participar. Hambúrgueres yammmmmmmmmmmi. Quem gosta desse lado, ponha a mão no ar!!!!! Enfim, tenho de me deixar de doideiras ehehehe

Então, um destes dias estava eu a pensar na ementa e lembrei-me do desafio. Sim, que isto de estar de férias é complicado porque uma pessoa perde a noção do tempo. Mas tudo se resolveu e saiu um hambúrguer que, oh meus amigos, estava de comer e chorar por muito mais. Juro-vos, estava uma delícia tão grande que eu era capaz de comer já um. Mas para vocês verem que eu não vos minto, vou já partilhar a receita para vocês experimentarem e verem como é delicioso.


Ingredientes (para 2 hambúrgueres):
- 2 pães de hambúrguer
- 250gr de carne de vaca
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada q.b.
- 1 cebola
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- 1 cálice de vinho do Porto
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 pães de hambúrguer 
- mistura de salada a gosto (usei alface, rúcula e canónigos) 


Preparação:
Comece por preparar a cebola.
Descasque e corte em rodelas finas. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a folha de louro e adicione a cebola. Quando começar a cozinhar baixo o lume. 
Assim que a cebola amolecer, junte o Vinho do Porto e deixe refogar, para a cebola cozer e o liquido reduzir. Reserve.

Numa taça coloque a carne picada e tempere com sal e pimenta e junte a salsa picada. Envolva bem e molde dois hambúrgueres.
Aqueça um grelhador, ou uma frigideira, com um fio de azeite muito pequenino. Adicione os hambúrgueres e cozinhe-os a gosto. Cá por casa gostamos deles ligeiramente rosados pelo meio.

Entretanto coloque um tacho ao lume com sal e uma colher de sopa de vinagre. Parta um ovo para dentro de uma chávena e assim que a água ferver, adicione o ovo. Escalfe-o também a gosto. Eu costumo contar 3 minutos e está bom porque gostamos da gema liquida, se gosta dela bem cozinhada deixe mais tempo. Quando o primeiro ovo estiver no ponto, repita o processo com o segundo.

Está na altura da montagem do hambúrguer. Coloque o pão na base, depois a mistura de alfaces, o hambúrguer, cebola caramelizada e por fim o ovo escalfado. Quando a molhos, os nossos favoritos são a maionese e a mostarda de Dijon.

Acompanhe com uma chips de batata doce e delicie-se.
Bom apetite.  




Sem comentários:

Enviar um comentário