segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Fettuccine com frango alla romana

Quando comecei a preparar esta receita, não sabia muito bem o que ia fazer. Abri o frigorífico, tirei a caixas dos tomates cereja, as azeitonas descaroçadas e um resto de vinho branco que tinha sobrado de um jantar. Há sempre massa na despensa e tinha um peito de frango descongelado. Lembrei de jantar perto da Fontana di Trevi, em Roma, e comer uns escalopes alla romana que eram divinais. Inspirei-me desse jantar e fiz algo que, apesar de não ter absolutamente nada a ver, transportou-me para aquele pequeno restaurante, numa das praças mais bonitas de Roma. Acho que a isto se chama gastronomia sensorial, porque basta um pequeno toque, que nos faz recordar momentos felizes (ou não) e mexe com os nossos sentidos. 
Talvez a vocês não vos leve a viajar pelas recordações, mas mesmo assim acho que deviam experimentar este fettuccine, é delicioso e muito fácil de preparar.


Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 peito de frango
- 1/2 chouriço de carne
- 200gr de tomate cereja
- 1 dente de alho
- azeite q.b.
- 1/2 copo de vinho branco
- sal q.b.
- pimenta branca q.b.
- 15 azeitonas pretas sem caroço
- 1 limão
- 1 raminho de salsa
- 150gr fettuccine


Preparação:
Corte o peito do frango em tiras e tempere com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar 30 minutos.
Aqueça uma frigideira, com um fio de azeite e o dente de alho ligeiramente esmagado. Assim que estiver quente, adicione o chouriço cortado às rodelas e o frango.

À parte, coloque um tacho ao lume com água para cozer a massa. Assim que a água ferver adicione o fettuccine, tempere com sal e um fio de azeite. Siga as instruções da embalagem para saber o tempo ideal de cozedura.

Quando o frango tiver mudado de cor, adicione à frigideira os tomates cereja, bem lavado e cortados a meio. Deixei cozinhar um pouco para amolecerem e, esmague-os para libertarem o sumo e formarem um molho. Utilize um garfo, uma colher de pau ou faça como eu e use o esmagador das batatas.
Acrescente o vinho branco, as azeitonas às rodelas e tempere com sal e pimenta.

Quando a massa estiver cozida, tire-a do lume e escorra-a bem. Acrecente a massa à frigideira e envolva bem no molho. Transfira para a travessa de servir. 
Polvilhe com salsa picada e sirva acompanhado por uma salada.
Bom apetite. 



Sem comentários:

Enviar um comentário