sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Bolo gelado de baunilha e framboesas

Foi já no verão do ano passado que vos deixei a minha receita de gelado de baunilha, lembram-se? Na altura disse-vos que é um gelado muito versátil e que dá para fazer imensas variações e sobremesas diferentes. Disse-vos também que não precisam de máquina para fazer gelados, pois esta receita tem tanto ar que fica delicioso e cremoso mesmo sem máquina. 
Para vos mostrar o quanto é versátil, hoje trago-vos este bolo gelado de baunilha e framboesas, que é nada mais nada menos do que uma base de bolacha, o gelado de baunilha e um molho de framboesas colocado ao calhas e misturado ao de leve, para ficar com este aspecto. Podem fazer com outras frutas que continuará a ser uma delícia, garanto-vos.

Aproveitem que amanha é sábado e preparem esta beleza para a vossa sobremesa de domingo. Bora lá por mãos à obra.
Desejo-vos um fim de semana muito docinho.


Ingredientes:
Para o gelado de baunilha:
- 4 ovos
- 100gr de açúcar
- 300ml de natas
- 1 vagem de baunilha de Madagáscar - Genuinum
- sumo de meio limão

Para o molho de framboesas:
- 100gr de framboesas
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó

Para a base:
- 1 embalagem de bolacha maria
- 75gr de manteiga derretida


Preparação:
Comece por preparar a base.
Triture as bolachas para a base. Derreta a manteiga e misture às bolachas para ficar com uma espécie de areia molhada
No fundo de uma forma de abrir coloque a bolacha e com as costas de uma colher pressione bem. Reserve.

Para o molho, coloque as framboesas numa taça, adicione o açúcar em pó e envolva bem. Com um garfo ou um esmagador de batatas, esmague as framboesas muito bem até virar um puré. Se preferir pode coar o molho, eu não o fiz. 

Prepare o gelado de baunilha.
Separe as claras das gemas. Com o batedor, bata as claras até começarem a fazer espuma. Nessa altura adicione o açúcar, aos poucos e sempre a bater e até obter um merengue bem firme e brilhante. Nessa altura adicione as gemas e envolva levemente.

Numa taça coloque as natas que devem estar bem frias. Abra a vagem de baunilha a meio, raspe as sementes e adicione às natas. Adicione o sumo de limão e bata até as natas ficarem firmes.

Misture os dois preparados, suavemente para obter um creme bem leve. Coloque a mistura sobre a base de bolacha e por cima regue com o molho de framboesas e com um garfo misture para ficar marmoreado.
Leve ao congelador, de preferência de um dia para o outro.
Delicie-se.




Sem comentários:

Enviar um comentário