sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tocino del Cielo

De férias parece que o tempo voa e num instante chegamos ao fim de semana. Hoje de manha até pensava que ainda era Quinta feira (já imaginam a minha desilusão). Estes dias são tão bons que só os queremos prolongar. 
Para todos aqueles que estão na mesma situação ou pior, que não estão de férias e anseiam pelo fim de semana, hoje trago-vos um docinho que é simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Tocino del Cielo, conhecem? Não, não se trata do 'nosso' toucinho do céu (que é igualmente bom, diga-se), trata-se sim de um pudim de origem espanhola, feito com gemas e uma calda de açúcar. Assemelha-se ao pudim Abade de Prisco mas um pouco diferente. É um doce maravilhoso para prepararem para o vosso fim de semana. Vamos para a cozinha?


Ingredientes: (para duas pessoas)
- 8 gemas 
- 180gr de açúcar
- 200ml de água
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- caramelo q.b.
- frutos vermelhos para decorar


Preparação:
Ligue o forno nos 170ºC.
Num tachinho coloque a água, o açúcar, a canela e limão. Leve ao lume para formar uma calda. Quando ferver, coloque em lume brando, deixe ferver 5 minutos e desligue.
Numa taça bata as gemas e em fio (mas sempre a bater com o batedor de varas manual) acrescente a calda.

Unte uma forma com 20 cm de diâmetro, com o caramelo. Verta o preparado para a forma, passando primeiro por um passador, de forma a retirar o limão e a canela.
Coloque a forma num tabuleiro de ir ao forno e encha de água quente até meio para cozer o pudim em banho maria.
Leve ao forno durante 30 minutos, pode ser necessário tapar com alumínio para não queimar. No final desse tempo espete um palito para ter a certeza que está cozido, pode precisar de mais alguns minutos.

Deixe o pudim arrefecer um pouco e desenforme. 
Decore a gosto, eu optei por usar frutos vermelhos o que se tornou numa opção maravilha, pois os frutos cortaram o doce do pudim.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário