quinta-feira, 1 de junho de 2017

Jantar de Petiscos

Já por aqui vos falei várias vezes que gostamos muito daqueles jantares de petiscos, várias iguarias que todas juntas fazem uma refeição deliciosa. Gostamos da descontração, das longas conversas e, quando o tempo ajuda, de o fazermos ao ar livre.
Num destes dias em que o calor deu um ar da sua graça e nós jantamos no terraço, a minha vontade de cozinhar um prato era pouca. Abri o frigorífico e tinha uma alheira, um queijo brie, fatias de presunto e 3 ovos caseiros. O jantar estava decidido, em pouco tempo ficou pronto e foi realmente do nosso agrado.
E vocês, também gostam de uns jantares assim?


  • Comecei por preparar as fatias de pão. Pincelei cada fatia, de ambos os lados, com azeite e polvilhei com alho em pó (podem usar azeite aromatizado). Corte-as em triângulos e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levei ao forno a 150ºC para as desidratar e ficarem como tostas. A meio do processo virei os pedacinhos de pão e deixei tostar mais um pouco.


  • Entretanto parti os ovos para uma taça. Eram uns ovos caseiros deliciosos e eu optei por não acrescentar mais nada, para além de tempero. Temperei então com sal e pimenta.Aqueci uma frigideira onde coloquei uma gota de azeite e com um pouco de papel de cozinha, untei todo o fundo. 
  • Quando a frigideira ficou bem quente, acrescentei 1/4 dos ovos batidos e deixei cozinhar em lume médio. A meio da cozedura tive de virar, tal e qual como um crepe. Repeti o processo até terminar, com os três ovos fiz quatro omeletes finas (ou crepes de ovo). 


  • Entretanto aproveite que a frigideira estava quente e preparei a alheira. O que eu faço é, com a faca dou um golpe a toda a volta, de forma a cortar a pele. Quando a alheira entra em contacto com a frigideira quente, a pele encolhe completamente e torna-se muito fácil de a tirar. Cozinhei-a de ambos os lado, mas muito cuidado ao vira-la porque desfaz-se muito facilmente. 


Depois foi só colocar tudo nas tábuas e servir. Os crepes de ovo e as fatias de presunto. O queijo brie cortado em fatias, a alheira e as tostas. 
Espero que gostem da sugestão e bom apetite.

1 comentário: