Gelado com caramelo salgado e chocolate

Santo António já se acabou, o São Pedro está-se a acabar, São João, São João, São João dá cá um balão para eu brincar....
E hoje é vespera de São João, dia de festa não só no Porto mas também aqui, na minha bela cidade de Vila do Conde. Sim, é verdade que eu sou natural de Barcelos, que também é uma cidade muito bonita, mas tenho Vila do Conde no coração. 
Então, como estava a dizer, hoje é dia de festa. Vamos lá para o bailarico que a noite é de alegria. Mas não podia ir sem vos trazer uma receitinha maravilhosa para o fim de semana, um delicioso gelado com caramelo salgado e chocolate. Espero que gostem.
Bom fim de semana e divirtam-se!

Ingredientes:
Para o gelado:
- 400ml de natas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- sumo de meio limão

Para o caramelo salgado: 
- 200ml de natas
- 150g de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- flor de sal q.b.
- 100gr de chocolate com 70% de cacau
- bolachas torradas (usei rectangulares)
- café forte q.b.


Preparação:
Comece por preparar o caramelo salgado para ter tempo de arrefecer.
Leve um tacho ao lume com o açúcar e, sem mexer, deixe que este se transforme num caramelo. Junte cuidadosamente as natas e depois a manteiga e deixe formar um molho espesso. Tempere depois com um pouco de flor de sal a gosto (usei cerca de uma colher de chá). Reserve.
Prepare um café bem forte para molhar as bolachas e derreta o chocolate no microondas, com cuidado para não queimar.

Coloque as natas na taça do batedor e comece a bater. Adicione o sumo de limão e o açúcar, colher a colher. Bata até obter um chantilly bem cremoso. 

Para ser mais fácil desenformar, forre uma forma de bolo inglês com película aderente. Coloque no fundo metade do chantilly. Cubra com uma camada de bolachas embebidas em café e por cima coloque o chocolate derretido.
Cubra depois com o caramelo salgado (se achar que é muito molho, use só metade e guarde o resto no frigorifico). Coloque mais uma camada de bolacha embebida em café e termine com o resto do chantilly. 

Cubra a forma com película aderente e leve ao congelador durante umas horas, mas o ideal é ser de um dia para o outro.
Retire o gelado do congelador uns minutos antes de servir. Livre-se da película aderente e coloque num prato de servir.
Bom apetite.