Frango primavera

O artigo sobre a importância das frutas e legumes devia ter saído ontem mas infelizmente foi um daqueles dias complicados. Estive quase todo o dia no Porto, quando cheguei a casa a vontade de terminar o texto não era nenhuma e desta forma ficou adiado para hoje. 
Como forma de complementar a informação e dar-vos uma sugestão de como preparar uma refeição com alguns legumes, hoje trago-vos este frango primavera. Eu usei couve coração e ervilhas mas sintam-se à vontade para fazerem alterações e usarem os legumes que mais gostarem (outro tipo de couve, espinafres, lentilhas cozidas previamente, fica ao vosso critério). Mas saibam que é um prato delicioso, nada difícil de preparar, económico e saudável. Espero que gostem.


Ingredientes:
- 3 coxas de frango
- 1/4 de chouriço de carne
- 1 raminho de tomilho
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 couve coração pequena
- 1 chávena de ervilhas cozidas
- sumo e raspa de 1 limão
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 copo de vinho branco (cerca de 70ml)

Preparação:
Comece por temperar o frango com o tomilho, sal, pimenta, a raspa e o sumo do limão (reserve um pouco para o final). Esfregue com as mãos para que o tempero se agarre à carne. 

Ligue o forno no 200ºC.
Aqueça um wok (podem usar uma frigideira alta ou até uma caçarola) com o azeite e, quando estiver bem quente, adicione o frango, com a pele para baixo e deixe selar bem de todos os lados. 
Entretanto pique a cebola e os alhos.
Quando o frango estiver selado coloque-o numa assadeira, tape com papel de alumínio e leve ao forno para terminar de cozinhar.

Adicione a cebola e o alho picado ao wok, junte o chouriço às rodelas e cozinhe até a cebola ficar translucida. 
Regue com o vinho branco e deixe ferver até o álcool evaporar.
Junte a couve cortada em juliana, regue com 100ml de água quente e misture bem. Tempere com sal e pimenta e baixe o lume para que cozinhe durante uns 10 minutos. 
Quando a couve estiver quase no ponto, adicione as ervilhas e envolva bem. Regue com um pouco de sumo de limão e sirva com o frango.
Bom apetite. 



3 comentários:

  1. Gostei muito desta sugestão, saudável e saborosa! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita, deve ser deliciosa!!!
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. As receitas de frango são sempre deliciosas. E esta mais uma vez, tem aquele aspecto que eu adoraria comer. beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar